Inteligência Artificial, big data, cloud e chatbots nortearão o varejo em 2018
Da Redação
17 de janeiro de 2018 - 10h54
Jean Klaumann, VP de Operações da Linx, destaca
5 tendências que devem nortear o mercado neste ano e como as empresas
podem se beneficiar com a transformação digital
Um dos setores mais impactados pela transformação digital é o
varejo. Entender o comportamento do consumidor em uma era digital
demanda atenção e proatividade das marcas e empresas.
Em 2018, as principais tendências para o varejo reforçam a urgência para o setor se preparar para tal experiência digital, além de conseguirem acelerar processos internos.
Na lista a seguir, Jean Klaumann, vice-presidente de Operações da
Linx, reflete o que deve nortear o mercado neste ano e como as empresas
podem se beneficiar com a transformação digital.
1 – Omnicanalidade ou omnichannel
Hoje, é normal que as pessoas pesquisem pela internet e façam
compras no varejo físico. O conceito consiste na convergência de todos
os canais utilizados por uma empresa. As principais vantagens desta
integração são redução de custos de frete, tempo de entrega, ganhos
fiscais, maior conversão de vendas, geração de fluxo em loja, além de
uma gestão de estoque mais inteligente.
2 – Reengajamento no e-commerce
No ambiente virtual, é comum que consumidores busquem produtos,
adicionem ao carrinho, mas não finalizem a compra. Empresas como a Linx,
que adquiriu a ShopBack em outubro de 2017, oferecem sistemas de
retargeting capazes de reverter o abandono, trazer o usuário de volta
para o site e recuperar vendas consideradas perdidas.
3 – Migração para a nuvem
O varejo está em uma busca constante de eficiência na gestão de
seus processos e atividades. A solução para isso pode estar na nuvem.
Atualmente, já existem lojistas apostando neste modelo e a Linx vem
suportando os clientes que estão dispostos a migrar seus dados. A
previsão da companhia é que 50% da carga de trabalho seja migrada em
2018 e estima que, em três anos, 90% de todo o processamento será em
nuvem pública.
4 – Big data, data lake e inteligência artificial
O principal benefício de trabalhar com informações em nuvem é a
criação de um grande banco de dados alimentado em tempo real. Com isso,
varejistas podem conhecer melhor seus consumidores, entender o perfil e
comportamento de cada um e oferecer produtos e serviços personalizados
por meio de ferramentas de inteligência artificial.
5 – Chatbots
Com toda essa evolução nos processos internos e de vendas ao
consumidor final, é natural que a gestão do relacionamento com o cliente
também se torne mais inteligente. Provedores de tecnologia para o
varejo já permitem que lojistas prestem assistência por meio de
ferramentas online, com destaque para as redes sociais. Desta forma, a
tendência é que a automatização do atendimento siga crescendo e mais
problemas sejam solucionados em tempo real.
Fonte: IDGNow!
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