segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Trecho da nova 'estrada solar' da China foi roubado em menos de uma semana

Trecho da nova 'estrada solar' da China foi roubado em menos de uma semana



No final de 2017, a China inaugurou sua primeira "estrada solar", pavimentação coberta de placas fotovoltaicas capaz de absorver luz do sol para gerar energia elétrica para transporte público. Só que em menos de uma semana, um trecho dela foi roubado.
A área se estende por 2 quilômetros da estrada e é composta por três camadas: concreto transparente na parte superior, painéis fotovoltaicos no meio e isolamento na parte inferior, somando apenas 3 centímetros de espessura.
Ao todo, são mais de 100 mil paineis solares que foram inaugurados no dia 28 de dezembro. Cinco dias depois, na manhã de 2 de janeiro, uma equipe de inspeção percebeu que um trecho de quase 1 metro havia sumido da estrada.
Não há sinais de que o pedaço desaparecido tenha se soltado por acidente, mas parece ter sido cuidadosamente recortado. A polícia de Shandong, na China, investiga o caso e trabalha com múltiplas hipóteses.
Uma delas é a de que o furto tenha sido obra de espionagem industrial. Na China, placas fotovoltaicas não são tão caras, e o trecho coberto por concreto também é inutilizável em qualquer outro local que não seja a estrada solar.
É possível, portanto, que alguém tenha roubado o pedaço para tentar recriar a tecnologia, citaram fontes da imprensa chinesa (via TechCrunch). A estrada precisou ser brevemente fechada para que os reparos fossem feitos, mas já foi reaberta.

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.