segunda-feira, 2 de julho de 2018

Conheça o PronaSolos, maior programa de investigação do solo brasileiro

Conheça o PronaSolos, maior programa de investigação do solo brasileiro

Liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o programa também é apoiado pela Embrapa, universidades, institutos de pesquisa e agências especializadas


 
Brasil Rural

No AR em 29/06/2018 - 11:02

O Brasil Rural desta sexta-feira (29) entrevistou José Carlos Polidoro, o chefe geral da Embrapa Solos, que falou sobre o programa de investigação do solo brasileiro - PronaSolos - do qual támbém é o coordenador.
Desde o dia 19 de junho, o programa foi implementado, após assinatura do Decreto 9.414. De acordo com o chefe geral, conhecimento é a base para a conservação do solo e da água.
“É um programa de estudo com um planejamento inédito nesta nossa área, que é um planejamento de longo prazo. É um programa que tem sua duração prevista para 30 anos e justamente visa visa melhorar a relação da sociedade, das pessoas, com o solo e com a água”, destaca.
O PronaSolos pretende mapear o território brasileiro e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar a agricultura de precisão, entre muitas outras aplicações. Umas das metas do programa é controlar as erosões, que segundo Polidoro, causam prejuízo de 5 bilhões de dólares por ano no Brasil.

Ouça a entrevista aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.