segunda-feira, 4 de maio de 2020

Pele eletrônica funciona alimentada pelo suor; assista

Pele eletrônica funciona alimentada pelo suor


Wearable usa o lactato, presente em nosso suor, em uma reação química que produz energia elétrica

Rafael Rigues  
01/05/2020 14h40





Wearable alimentado pelo suor

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) desenvolveram uma “pele eletrônica" que é capaz de medir vários parâmetros do corpo, como temperatura, batimentos cardíacos ou nível de açúcar no sangue. E o melhor, ela é capaz de funcionar sem baterias, alimentada pelo suor.

O wearable é composto por um filme plástico, sobre o qual são colocados componentes eletrônicos flexíveis. Pequenos “pontos” distribuídos pelo filme reagem com o lactato presente no suor, e como resultado produzem energia elétrica.

“O suor contém um nível surpreendentemente grande de combustíveis químicos, como o lactato”, diz o Dr. Wei Gao, líder da pesquisa. A tecnologia pode ser produzida de forma barata, usando sistemas de impressão a jato de tinta ou laser. Em uma demonstração, um circuito foi usado para controlar, via Bluetooth, próteses como braços e pernas mecânicas.
Segundo o Dr. Gao, o próximo passo de sua pesquisa é a criação de novos tipos de sensores que possam ser embutidos na pele artificial. Ainda não há previsão para comercialização da tecnologia. 

Fonte: CNet

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.