segunda-feira, 11 de maio de 2020

UFF integra pesquisa sobre a necessidade e dificuldades do uso de máscaras na pandemia


UFF integra pesquisa sobre a necessidade e dificuldades do uso de máscaras na pandemia

Tatiana Alves
10/05/2020 - 11h52 Rio de Janeiro



A Universidade Federal Fluminense (UFF) está participando de um estudo multinacional sobre máscaras, em conjunto com o professor Simon Ching Lam, da Universidade Politécnica de Hong Kong.



A parte brasileira da pesquisa é uma ramificação da investigação multinacional proposta pelo pesquisador chinês. A coordenadora do trabalho no Brasil é a professora do curso de enfermagem do campus da UFF em Rio das Ostras, Fernanda Pereira Ávila, que fala dos objetivos da iniciativa.



Segundo a professora, a ideia é levantar dados para investigar as necessidades e dificuldades no uso de máscara facial entre adultos durante a pandemia de Covid-19. Os coordenadores das diversas localidades organizarão a coleta de dados, e cada país terá que responder um determinado número de questionários.



Os dados serão repassados ao professor da universidade chinesa para análise em âmbito mundial. Em paralelo, os grupos de pesquisadores das diferentes nações analisarão suas informações em contexto nacional. A meta é conseguir 10 mil questionários preenchidos.



O projeto inédito conta com a participação de cientistas de outras universidades brasileiras, entre elas, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O grupo de trabalho da UFF tem  participação de outras docentes Departamento de Enfermagem do polo de Rio das Ostras e também da aluna do nono período Thamara Rodrigues Bazilio, que está animada em participar do estudo.



A pesquisa está sendo realizada em todas as regiões do Brasil através de um questionário online sobre o uso de máscara facial e o que motiva cada pessoa a usar esse tipo de proteção. Por fim, o entrevistado narra como tem se sentido emocionalmente nas últimas duas semanas.



Para responder o questionário da pesquisa acesse o site www.uff.br/noticias. O tempo de preenchimento é de aproximadamente dez minutos.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.