quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Ministério do Meio Ambiente estuda mudar meta de desmatamento ilegal para cumprir Acordo de Paris

Ministério do Meio Ambiente estuda mudar meta de desmatamento ilegal para cumprir Acordo de Paris

Renata Martins
04/08/2020 - 20h38 Brasília

O Ministério do Meio Ambiente quer substituir a meta de redução de 90% do desmatamento ilegal na Amazônia até 2023, prevista no Plano Plurianual que está em vigor, e adequá-la às metas definidas no Acordo de Paris. Nesse acordo, aprovado por 195 países, para reduzir emissões de gases de efeito estufa, o Brasil se compromete a acabar com o desmatamento na Amazônia Legal, até 2030. 

O Plano Plurianual 2020-2023 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e vale para os próximos quatro anos, mas o Ministério da Economia pode propor alterações.

Pela proposta do Ministério do Meio Ambiente, as metas do Controle do Desmatamento e do Incêndio dos Biomas do PPA vão apenas indicar os programas que serão utilizados nos próximos quatro anos para contribuir para zerar o desmatamento ilegal em 10 anos.

Nesta terça-feira (4), em Brasília, o ministro Ricardo Salles indicou qual foi a forma encontrada para alterar a meta de 90% até 2030.

Em nota, o Ministério da Economia disse que concorda com a proposta apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente e que isso que será ajustado no PPA.

Também nesta terça-feira o Ministério do Meio Ambiente, repassou 350 milhões de reais de recursos do Fundo Clima para o BNDES. O dinheiro vai financiar projetos de combate às mudanças climáticas com foco nas áreas de Saneamento e Resíduos Sólidos.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, falou sobre a nova linha de crédito.

Cada projeto pode receber no máximo R$ 30 milhões a cada 12 meses.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.