segunda-feira, 3 de agosto de 2020

UnB realiza pesquisa sobre uso de plasma de pessoas infectadas pela Covid- 19

UnB realiza pesquisa sobre uso de plasma de pessoas infectadas pela Covid- 19

Maíra Heinen
03/08/2020 - 12h30 Brasília

No mês de maio, pesquisadores da UnB, a Universidade de Brasília, em parceria com o Hemocentro da cidade, iniciaram um estudo para verificar a eficácia do uso de plasma de pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus, para o tratamento de quem ainda está com a Covid-19.
Esse plasma, que é a parte líquida do sangue, é administrado em doentes internados em estado moderado. Os participantes da pesquisa são separados em dois grupos: um que recebe o plasma e outro não. Depois os pesquisadores vão comparar o que acontece em cada grupo. A hipótese é de que quem receber o plasma vai ter menos letalidade e desenvolver menos formas graves da doença.
Os pesquisadores se surpreenderam com a quantidade de pessoas que se dispuseram a ajudar, como conta o coordenador do projeto na UnB, o médico André Nicola.
Com a quantidade de candidatos que se dispuseram a doar o plasma, o projeto já interrompeu o recrutamento de doadores. Eles ainda estão cadastrando interessados em participar do estudo como receptores do plasma.
André Nicola explica que esse estudo já está sendo feito em outas partes do país e do mundo com bons resultados.
Segundo o pesquisador, ainda não se sabe quando o estudo será finalizado, principalmente pelo atual estágio de pico da doença no Distrito Federal.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.