Serviços

Consulta local
O serviço de consulta local está disponível a usuários externos e a toda comunidade acadêmica da UFF através do catálogo. Tenha acesso ao catálogo da Universidade clicando aqui.

Serviço de Referência
Este serviço possibilita atendimento individual de excelência efetuado por bibliotecários aos usuários que necessitam de orientação para realização de busca e recuperação de informações especializadas.

Empréstimo domiciliar
O serviço de empréstimo domiciliar é efetuado por um período de 7 (sete) dias para professores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação, com restrições a certos títulos que só podem ser emprestados nos finais de semana.

Reserva de documentos
O usuário tem a oportunidade de reservar obras do seu interesse, exceto obras de referência. Realize a sua reserva através do "Meu Pergamum", clicando aqui.

Repositório Institucional (RI-UFF)
O RI-UFF visa integrar, registrar e dar acesso às informações dos trabalhos acadêmicos produzidos na Universidade, disponibilizando-os integral e referencialmente através de uma forma única de busca e acesso em meio eletrônico.
Acesso ao Repositório Institucional clicando aqui.

Empréstimo entre bibliotecas
Este serviço possibilita ao usuário, realizar empréstimos de obras pertencentes ao acervo de outras Instituições de Ensino e Centros de Pesquisa que fazem parte do Compartilhamento entre Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro.

Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos e ficha catalográfica
Orientações quanto a normalização de referências, informações pertinentes à apresentação de trabalhos monográficos e confecção de fichas catalográficas  aos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em  Engenharias e Ciência da Computação.
Acesse aqui o livro "Apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso", com as informações necessárias para a correta formatação de seu trabalho.

Ficha Catalográfica
A ficha catalográfica é a ficha que reúne no verso da folha de rosto, dados que aparecem esparsos na publicação, importantes para sua descrição.
Aluno de curso atendido pela BEE, gere automaticamente a sua ficha catalográfica clicando aqui.

Treinamento de usuários e visitas guiadas
A BEE oferece um programa de treinamento de usuários que capacita o aluno a trabalhar a informação coletada e adquirir autonomia em suas pesquisas.

Comutação bibliográfica
Através do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) o usuário tem a possibilidade de obter cópias de documentos técnico-científicos publicados em revistas, jornais, boletins, teses, anais de congresso etc. existentes nas principais Bibliotecas do país.

Catálogo Coletivo Nacional
O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), possibilita aos seus usuários, acesso a publicações periódicas científicas e técnicas e informações de centenas de catálogos, produzidos pelas principais bibliotecas do país.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
O projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico de forma integral e referencial.
Para acessar a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFF, clique aqui.

Portal de Periódicos CAPES
Através do Portal de Periódicos CAPES, o usuário tem livre acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Cadastro para acesso ao Portal Capes
Veja como acessar o Portal de Periódicos CAPES de sua residência clicando aqui.