Regulamento

Serviço Público Federal
Universidade Federal Fluminense
Superintendência de Documentação




Biblioteca da Escola de Engenharia e Instituto de Computação - BEE
                   
                    Regulamento
Março/2012, atualização dessa página em 27/08/2020


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO/CONTATOS

De Segunda à Sexta-Feira de 08 às 20h
Email: bee.sdc@ifd.uff.br

DISPOSIÇÕES GERAIS

O acesso ao acervo da Biblioteca é livre à  professores, alunos, funcionários e público em geral.
Pastas, sacolas, malas, mochilas, fichários, etc., deverão ser colocadas nos guarda-volumes existentes na entrada da Biblioteca.
A Biblioteca não se responsabiliza pelo extravio de objetos deixados dentro ou fora dos guarda-volumes.
O usuário deverá comunicar qualquer mutilação observada nas obras emprestadas ou consultadas.
Não será permitido fumar, comer ou beber no interior da Biblioteca.
Não será permitido juntar as mesas e/ou agregar a estas, outras cadeiras além das já existentes, no espaço destinado ao estudo individual.

INSCRIÇÃO

Poderão ser inscritos como usuários da Biblioteca: professores e funcionários (ativos e inativos) alunos de graduação e pós-graduação  vinculados à Universidade.

Documentos exigidos para inscrição:
  • Professores e funcionários: Contracheque ou Carteira Funcional, identidade e CPF;
  • Aluno de graduação: plano de curso do semestre corrente, identidade, CPF, nº de matrícula.
  • Aluno de pós-graduação: comprovante e nº de matrícula, identidade e CPF;
  • Prestador de Serviço: identidade, CPF e comprovante de prestação de serviço na UFF.
  • Aluno de Ensino à Distância de cursos oferecidos e vinculados à UFF: identidade, CPF e comprovante de matrícula.

Validade das Inscrições:
  •       Professores e Funcionários da UFF: enquanto vinculados à Universidade;
  •      Alunos de graduação e pós-graduação: enquanto durarem os respectivos cursos, com renovação do cadastramento a cada período/semestre letivo.

EMPRÉSTIMO

Quantidade de documentos por categoria de usuário: 3 (três).
Os usuários não poderão retirar por empréstimo 2 (dois) exemplares da mesma obra; Os livros de tarja vermelha requisitados para empréstimo domiciliar nos finais de semana, deverão ser retirados impreterivelmente da Biblioteca a partir das 12h na sexta-feira e retornar na segunda-feira o mais cedo possível;
Prazo de empréstimo das obras
  •      Obras sem tarja vermelha = 7 dias;
  •      Com tarja vermelha = Sexta-feira após às 12h com retorno obrigatório na segunda-feira;
Obs. Os periódicos, multimeios, coleções de referência (dicionários e enciclopédias) e Normas da ABNT, estão disponíveis apenas à consulta local.

CONSULTA E CÓPIA

É permitida a consulta ou cópia aos usuários que apresentarem documentos válidos como: carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de habilitação, carteira de estudante. Ressaltamos que todos os documentos devem estar dentro da validade.

 EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

O usuário interessado em requisitar o empréstimo entre bibliotecas deverá:
  • Estar inscrito e em dia com a Biblioteca BEE/UFF;
  • Fornecer dados completos sobre a obra a ser retirada;
  • Após a devolução do material emprestado, o usuário deverá trazer a 2ª via do formulário de empréstimo-entre-bibliotecas, carimbada e assinada pela Biblioteca fornecedora;
Não serão fornecidas requisições em branco;
A BEE atenderá solicitação de empréstimo de outras bibliotecas mediante carta (ou requisição) em duas vias carimbadas e assinadas, ou através do cartão específico fornecido por algumas bibliotecas cooperantes.
No documento de solicitação deverá conter os dados completos da obra.

ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

A ficha catalográfica será feita através do link abaixo. Casos especiais devem ser comunicados por e-mail (bee.sdc@id.uff.br)

RESERVA

A reserva é realizada através do Meu Pergamum, cujo link se encontra abaixo.

PENALIDADES

Obras devolvidas com atraso terão como penalidade os seguintes critérios:
  • Obras sem tarja vermelha = 2 dias de suspensão por cada dia de atraso;
  • Obras de faixa vermelha = 15 dias de suspensão por cada dia de atraso;

RESPONSABILIDADES

Em casos de perda ou dano de material bibliográfico o usuário deverá repor com a mesma obra;
Se não for possível a localização para compra da obra extraviada, ou danificada, o usuário deverá repor com obra similar indicada pela Biblioteca;
O usuário que não repor a obra perdida ou danificada, não poderá fazer novos empréstimos até a regularização de sua situação.

UTILIZAÇÃO DO ARMÁRIO/GUARDA-VOLUMES

O usuário só poderá utilizar o armário para guardar seus pertences durante o período que permanecer na Biblioteca. 
Para sua utilização, e necessário deixar um documento de identificação válido, atualizado e com foto para receber a chave.
A BEE não se responsabiliza pelo material deixado no chão, sobre as mesas ou dentro dos armários, uma vez que o usuário fica responsável pela chave.
O descumprimento dessas orientações acarretará em suspensão imediata por um mês.

Caso de perda da chave
Em caso de perda da chave, o cadeado será inutilizado e o usuário deverá fornecer novo cadeado, arcando com o custo do mesmo.  Haverá uma tolerância de 24 horas para que a fato seja solucionado, e para tanto, o usuário deverá assinar um termo de compromisso. 

PROCEDIMENTOS PARA ENTRADA DE LIVROS ALHEIOS AO ACERVO DA BIBLIOTECA
Os usuários que precisarem entrar com livros próprios ou de outras instituições nas dependências da Biblioteca deverão preencher o formulário, informando seu nome, o autor e título da obra e o número da matrícula, caso seja aluno. Este formulário ficará guardado e será dado ao usuário uma placa numerada que deverá ser devolvida na saída.

Aprovado pela Comissão de Biblioteca da Escola de Engenharia desde 10/04/2002.

                                                                                                                                                                                                                      

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO No 001/99
OFERTAS DE DOAÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

Regula a oferta de doação de material bibliográfico recebida no âmbito do NDC Sistema de
Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense.
1 - Objetivo
Esta instrução visa orientar a equipe responsável pela seleção de documentos quanto aos
procedimentos relativos a ofertas de doação de material bibliográfico recebidas pelo NDC Sistema de
Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense.
2 – Pré seleção de material bibliográfico
A pré seleção compreende os procedimentos utilizados pelos bibliotecários para selecionar
material bibliográfico segundo critérios preestabelecidos. As bibliotecas do Sistema NDC deverão
obedecer aos seguintes critérios:
· adequação do assunto ao acervo
· número de exemplares já disponíveis
· estado de conservação
· idioma
· tipo de material
3 - Ofertas recebidas na sede do NDC e em suas unidades setoriais (Bibliotecas e Centro de
Memória Fluminense)
Compreende o recebimento de ofertas de doação de material bibliográfico, feitas por pessoas
físicas ou jurídicas, através de contato pessoal ou telefônico, de listagens ou do envio compulsório de
exemplares de cortesia, feito por autores ou editores.
3.1 - Ofertas através de contato pessoal ou telefônico
A oferta poderá ser dirigida ao Serviço de Desenvolvimento de Coleções – NDC/DBT/SDC ou a
uma das unidades setoriais.
No primeiro caso — oferta recebida pelo SDC — após o recebimento da oferta, o SDC deve
identificar a área de assunto da coleção a ser doada e a unidade que cobre essa área. A partir de tal
providência deve realizar contato com a chefia da unidade e, juntamente com esta ou com outro
bibliotecário por ela indicado, comparecer ao local onde está armazenado o material a ser doado e
proceder à pré seleção do material conforme os critérios descritos no item 2.
No segundo caso — oferta recebida diretamente na unidade— após conhecimento da área
de assunto do acervo a ser doado e de sua adequação à área da unidade, a chefia ou outro
bibliotecário por ela indicado, deverá comparecer ao local acompanhado do responsável pelo SDC e
proceder à pré seleção considerando os mesmos critérios descritos acima. Caso o material não seja
de interesse o SDC poderá identificar outra unidade mais adequada para recebê-lo.
O resultado da pré seleção será oficializado através do preenchimento do formulário Pré
Seleção de Material Doado (Anexo 1) e do Termo de Doação (Anexo2).
O SDC providenciará a transferência do material pré selecionado para a unidade. Caberá à
Chefia da unidade submeter o material à análise e avaliação da respectiva Comissão de Biblioteca.
3.2 – Ofertas através de “listagens de doação”
Listagens contendo ofertas de doação podem ser remetidas ao NDC/DBT/SDC ou diretamente
às unidades setoriais.
No primeiro caso — listagens dirigidas ao SDC — e, em se tratando de livros, o SDC
procederá a distribuição de tantas cópias quantas forem necessárias para cobrir as unidades passíveis
de interesse pelo material, as quais deverão solicitar diretamente às instituições o que for de seu
interesse. Em se tratando de periódicos, as listagens serão verificadas diretamente no fichário de
registro do NDC e devolvidas às instituições de origem, com os itens de interesse assinalados.
No segundo caso — listagens dirigidas às unidades setoriais — após comparação do
material oferecido com o acervo da unidade a Chefia deverá solicitá-lo diretamente à instituição
fornecedora da doação.
3.3 – Cortesia de autores, editores ou instituições diversas
O material bibliográfico poderá ser dirigido ao NDC/DBT/SDC ou a qualquer uma das unidades
setoriais. Se recebido na sede do NDC, o SDC identificará o assunto do documento e o encaminhará à
unidade que cubra essa área, através do formulário Encaminhamento de Material Bibliográfico
(Anexo 3). Em ambos os casos, a unidade procederá à sua avaliação obedecendo os critérios
descritos no item 2.
4 – Documentos não pertinentes
O material bibliográfico não incorporado ao acervo, após a pré seleção ou após avaliação pela
Comissão de Biblioteca, poderá ser redistribuído, doado, permutado ou eliminado pela própria
Biblioteca ou pelo NDC/DBT/SDC.
Em caso de redistribuição, o material será encaminhado a outras unidades do Sistema, através
do formulário Encaminhamento de Material Bibliográfico (Anexo 3), mediante contato entre as
chefias.
Profª Clarice Muhlethaler de Souza
Diretora do Núcleo de Documentação
ANEXO 1
UFF/NDC/DBT
PRÉ SELEÇÃO DE MATERIAL DOADO
Biblioteca Setorial: ___________________________________________Visita em: ___/___/____
Instituição doadora: ______________________________________________________________
Endereço: ______________________________________________________________________
CEP.: ___________ - _____ Tel.: (___) _____________ Fax.: (___) _____________
E-mail: ________________________________
Pessoa para Contato: ______________________________________________________________
Material a ser selecionado
Tipo (s) de documento (s):_________________________________________________________
Área (s) de assunto (s): ___________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Quantidade aproximada: ___________________
A coleção pode ser desmembrada? Sim  Não  O doador recomenda que a coleção seja
considerada como especial com o nome de ___________________________________________
Decisão sobre a pré seleção
Material de interesse? Sim  Não 
Necessário transporte? Sim  Não  Para dia: ___/___/___
Deve ser encaminhado para a unidade: ________________
Selecionado por: ___________________________________ Em: ___/___/___
ANEXO 2
UFF/NDC/DBT
TERMO DE DOAÇÃO
Niterói, _____/_____/______
Ref.: Doador: ______________________________________________________________________
Material a ser doado:
Tipo __________________________________________________ Quantidade _________________
Tipo __________________________________________________ Quantidade _________________
Tipo __________________________________________________ Quantidade _________________
Tipo __________________________________________________ Quantidade _________________
Tipo __________________________________________________ Quantidade _________________
Aos _________ dias do mês de ______________________ do ano de _______,
_____________________________________________________________________ (DOADOR),
que é legítimo possuidor do material acima mencionado, e a Universidade Federal Fluminense
(DONATÁRIA), através do Núcleo de Documentação (DEPOSITÁRIO), firmam o presente, ficando
estabelecido que a este é reservado o direito de dispor livremente do objeto de doação, aceitando-o
ou rejeitando-o, no todo ou em parte, de acordo com as políticas de formação, desenvolvimento e uso
de acervos.
________________________________________
Doador
________________________________________
Diretor do Núcleo de Documentação
ANEXO 3
UFF/NDC/DBT
Encaminhamento de Material Bibliográfico
Para: _______________________________________________
De: _______________________________________________
Data: ___/___/_____
Pacote/Caixa Total de Pacote/Caixa
Tipo de Documento:
 Livro
 Periódico
 Outros
Origem:
 Compra
 Doação
Providência
 Incorporar ao acervo
 Selecionar
Obs.: Este formulário pode ser utilizado por qualquer setor do NDC com a finalidade de encaminhar
material bibliográfico, recebido por doação ou compra, entre as diversas unidades do Sistema

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