segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Colóquio Franco-Brasileiro de Ciências Marinhas: UFF assina acordo de cooperação com a Sorbonne Universités

Colóquio Franco-Brasileiro de Ciências Marinhas: UFF assina acordo de cooperação com a Sorbonne Universités
4/11/2013
Frederico Canequela

Divulgação
 

Secretário Carlos Nobre abriu o encontro internacional

Durante a abertura do Colóquio Franco- Brasileiro, no dia 3 de novembro, o vice-reitor da UFF, Sidney Mello, e o reitor da Universidade Paris 6, Jean Chambaz, assinaram o acordo de cooperação entre a UFF e Sorbonne Universités na área de ciências marinhas. O evento ocorre de 3 a 8 de novembro na cidade de Búzios, Estado do Rio de Janeiro.
Segundo Mello, “Uma grande universidade tem como referência a pesquisa científica. A UFF se destaca no cenário nacional e internacional como liderança na área de ciências do mar” enfatizou. O governo brasileiro atualmente desenvolve sua expertise em ciências marinhas e tem estado em contacto com instituições e universidades francesas nos últimos anos. Já existe um grande número de trabalhos de colaboração entre os dois países.

Com o intuito de desenvolver novas interações entre os diferentes campos de pesquisa e indústrias dos dois países, sete grandes temas disciplinares serão discutidos no encontro: biologia, geociências, oceanografia e clima, recursos sustentáveis, tecnologia, ciências sociais, direito e economia. Também haverá um tema dedicado a mobilidade e formação. A expectativa é de reunir cerca de 500 participantes, abrangendo, principalmente, todas as áreas das ciências do mar.

Brasil e França têm manifestado a vontade de solidificar essa colaboração científica com a criação de um novo centro de ciências marinhas no Brasil. Esse desejo bilateral gerou a organização desse encontro franco-brasileiro.

Durante os próximos dias, as discussões serão constituídas - em cada tema - por um coordenador francês e um brasileiro. Já as apresentações orais devem ser de curta duração, seguidas de mesas-redondas. Os resultados das discussões continuarão no fim de cada dia e serão resumidos. Haverá um espaço dedicado a exposição de cartazes onde serão mostrados os estudos atuais e resultados.

A abertura do colóquio foi marcada por uma palestra do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre. 


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.