quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pesquisadores batem recorde de eficiência na conversão de luz solar para energia elétrica

Pesquisadores batem recorde de eficiência na conversão de luz solar para energia elétrica

Sean Gallup / Getty Images
Energia Solar


Pesquisadores da Australia converteram mais de 40% da luz do sol em eletricidade, a maior eficiência já relatada. A principal característica do protótipo do design é utilizar um filtro de banda óptica para capturar luz do Sol.

A nova tecnologia permite converter a luz solar em eletricidade com muito mais eficiência em comparação às torres de células solares vendidas atualmente.
Esse recorde em eficiência foi alcançado em testes ao ar livre na cidade de Sydney, Austrália, antes de ser confirmado pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável, em suas instalações nos Estados Unidos.

O professor Martin Green, diretor do Centro Avançado Fotovoltaico, informou ao Science Daily que esta é a mais alta eficiência já relatada para a conversão de luz solar em eletricidade.

Os 40% de eficiência são um marco na área de pesquisa solar da Universidade de New South Wale, que ao longo de quatro décadas estuda técnicas para transformar energia solar em energia elétrica. Isso inclui o primeiro sistema fotovoltaico responsável por converter energia elétrica em eletricidade lançado em 1989 e que possuía 20% de taxa de eficiência.

“Os novos resultados são baseados na utilização de luz do sol focada, e são muito relevantes para as torres de energias que estão em fase de desenvolvimento na Austrália”, disse o professor Green.

O CEO da Agência de Energia Renovável da Austrália, Ivor Frischknecht, disse que torce para que essa inovação continue a crescer e que saia da fase de prototipação para produção mundial em larga escala. Ele concluiu dizendo que atualmente, as plantas solares comerciais mais eficientes estão tornando a energia renovável mais barata e acessível, aumentando sua competitividade.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.