EFE 
Chengdu (China)
O edifício foi inaugurado em 2013, mas sem a grande festa que o país apaixonado por recordes costuma dedicar às inaugurações de grandes infraestruturas.
Isso é explicado porque o magnata que teve a ideia de construir o Global Center e que o financiou, o empresário local Deng Hong, foi detido sob acusações de suposta corrupção.
Com 500 metros de largura e 400 de comprimento, o edifício aparenta ser baixo apesar de seus 100 metros de altura, que equivaleriam aos de um edifício de mais de 30 andares.
O Global Center fica no moderno distrito de arranha-céus do sul de Chengdu, capital da província interior chinesa de Sichuan, conhecida por ser o habitat dos ursos panda e pelos graves terremotos que sofre periodicamente.
Os riscos sismológicos da região não parecem causar temor entre os desenvolvedores urbanísticos da capital provincial, que em apenas uma década transformaram a parte meridional da cidade em um distrito de arranha-céus e luzes de neon que não deixam nada a desejar com relação às metrópoles próximas como Xangai e Hong Kong.
O maior edifício do mundo por andar com 518 mil metros quadrados é o mercado de flores de Alsmeer, na Holanda, e por volume (13,3 milhões de metros cúbicos) o recorde é da fábrica de montagem de aviões da Boeing em Everett (no estado de Washington, noroeste dos EUA).