terça-feira, 19 de julho de 2016

Sistema de energia solar beneficia comunidades Munduruku

Sistema de energia solar beneficia comunidades Munduruku

19/07/2016 - 10h47 Brasília 
Renata Martins

Duas comunidades do povo Munduruku receberam sistemas de energia solar. As placas foram instaladas na última semana pelo Greenpeace. As aldeias ficam na Terra Indígena Sawré Muybu, na região do Rio Tapajós, no Pará.

A energia gerada pela luz solar é armazenada em baterias. As placas abastecem freezers, lâmpadas e o sistema de transmissão de rádio. Nas aldeias já havia energia gerada por um motor a diesel, mas o uso era limitado a poucas horas por dia.


Bárbara Rubim, coordenadora da campanha de energias renováveis do Greenpeace no Brasil conta como foi a reação dos indígenas.


Além de facilitar a vida dos indígenas do local, a instalação das placas, pelos ativistas, é também uma crítica à construção de hidrelétricas na região, como explicou Bárbara Rubim.


Para fazer a instalação, o Greenpeace passou três semanas no local. Os equipamentos foram levados de barco. Durante a permanência, o grupo realizou oficinas para explicar o funcionamento do sistema.


Os indígenas também aprenderam a fazer objetos como fogões, fornos, lanternas e até carrinhos de brinquedo que funcionam com energia solar.


Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.