quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Plano Nacional de IoT priorizará formação de mão de obra especializada

Plano Nacional de IoT priorizará formação de mão de obra especializada 
 
Por Redação | em 23.11.2016 às 12h25 
 
Internet das Coisas
 
O Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) que está sendo preparado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações terá como uma das prioridades a formação de mão de obra especializada, segundo afirmou o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo, durante evento, em Brasília, na terça-feira, 22. "É preciso mudar o perfil do trabalhador brasileiro, para que ele esteja preparado para as mudanças que vêm por aí", ressaltou. 
Segundo ele, a construção do plano envolve um amplo debate com todos os atores, além de uma convergência com outros países. "Estamos trabalhando para garantir um ecossistema favorável ao desenvolvimento e à implantação de soluções de IoT no Brasil", garantiu. 
Outra discussão relevante para a elaboração do Plano Nacional de IoT, de acordo com Gontijo, é a definição clara do papel do Estado em cada etapa do processo. O diretor também defendeu a participação efetiva de centros de excelência, que "batam na porta" de produtores de diversas áreas para vender soluções tecnológicas. "É importante induzir a adoção dessas inovações, não basta elas estarem disponíveis", enfatizou. 
Com lançamento previsto para março de 2017, o Plano Nacional de IoT é um documento que pretende estabelecer como as empresas serão estimuladas a investir em projetos relacionados à Internet das Coisas no Brasil. A ideia, ainda segundo Gontijo, é que o plano seja um documento aberto, em constante revisão. "Qualquer política pública engessada está fadada ao fracasso - até porque o mercado não é engessado", concluiu. 
 
Fonte: ComputerWorld
Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.