quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Confira as atividades e oportunidades 11 a 17 de fevereiro na Agenda Científica do MCTIC

Confira as atividades e oportunidades 11 a 17 de fevereiro na Agenda Científica do MCTIC

Inscrições abertas para o congresso de história da ciência e tecnologia no Rio de Janeiro. Cetene e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco recebem propostas de apoio a pesquisas nas áreas de biotecnologia, biocombustíveis, nanotecnologia, microeletrônica e inovação tecnológica. 
Cnen oferece dez bolsas de mestrado e cinco de doutorado na área nuclear. Já o Instituto Mamirauá oferece 25 vagas para o curso de manejo do pirarucu em áreas protegidas da Amazônia.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 10/02/2017 | 17:43
Última modificação: 10/02/2017 | 17:52
Crédito: Ascom/MCTIC

Começa nesta segunda-feira (13) o período de inscrições para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será realizado entre 23 e 29 de julho no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações nesta página.
Pós-graduação na Cnen
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) recebe, até 19 de fevereiro, inscrições para 10 bolsas de mestrado e cinco de doutorado nas áreas de aceitação pública da tecnologia nuclear; análise de segurança e de impactos ambientais de instalações nucleares e radioativas; aplicações e efeitos das radiações ionizantes na agricultura e em alimentos; entre outras. Para conferir o edital e mais informações, clique aqui.
Fomento à pesquisa no Cetene
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) recebem até o dia 21 de fevereiro propostas de apoio a pesquisas nas áreas de biotecnologia, biocombustíveis, nanotecnologia, microeletrônica e gestão/inovação tecnológica. As propostas devem ter a coordenação de pesquisadores do Cetene. O valor total do edital é de R$ 900 mil. Clique aqui para saber mais.
Pós-graduação aeroespacial na China
A Agência Espacial Brasileira (AEB) está com as inscrições abertas, até 24 de fevereiro, para bolsas de estudo no programa de mestrado na Beihang University, na China. A escolha será feita pelo Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP, na sigla em inglês) chinês. As oportunidades são nas áreas de sistemas globais de navegação por satélite; sensoriamento remoto e sistemas de geoinformação; e tecnologias em microssatélites. Os requisitos e informações adicionais podem ser obtidos neste link.
Supercomputadores
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) estão recebendo propostas para o uso dos supercomputadores Santos Dumont (SDumont) e Lobo Carneiro (LoboC), integrantes do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). O prazo final para a submissão é 1º de março. O edital pode ser acessado aqui.
Manejo de pirarucu
Ficam abertas até 1º de março as inscrições para o curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com Foco no Manejo Participativo de Pirarucu em ambientes de Várzea, oferecido pelo Instituto Mamirauá. A formação será feita em Tefé (AM) e é destinado a profissionais ligados à implementação do manejo dos recursos pesqueiros em áreas protegidas da Amazônia. São 25 vagas disponíveis. Clique aqui para saber mais.
Pesquisa e desenvolvimento
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou edital para programas de P&D de 2017. A chamada abre espaço para o desenvolvimento de projetos acadêmicos inovadores na área de redes, aplicações e middleware. Pesquisadores de instituições públicas e privadas podem enviar propostas até 14 de março. Neste ano, o edital está dividido nas categorias: serviços avançados e internet avançada. A íntegra do edital pode ser acessada aqui.
Concurso internacional de cartas
Estão abertas até 15 de março as inscrições para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O objetivo é melhorar a alfabetização e incentivar a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. Saiba mais.
Prêmio José Reis
Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2017. Na 37ª edição, será homenageado um jornalista de destaque na difusão da ciência, tecnologia e inovação nos meios de comunicação de massa. O prazo final para submissão de candidaturas é 17 de abril.
Agropecuária
A Finep e a Fapesp lançaram nova chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento de aplicativos voltados para o aumento da produtividade e da eficiência do setor agropecuário. Entre os desafios tecnológicos listados pela chamada estão "Manejo integrado de pragas e de doenças", "Previsão de falhas e densidade de plantio em culturas", "Previsão de safra", "Determinação de perdas por causas infecciosas em rebanhos", "Previsão de consumo animal e relação com desempenho (inclusive para peixes)", "Levantamento das feições erosivas por meio da análise de imagens de satélites" e "Gestão financeira da propriedade". Os recursos para financiamento da chamada somam R$ 15 milhões. As inscrições vão até 20 de abril.
Cosmologia e gravitação
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de julho, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. No total, serão oferecidos 10 cursos e 11 seminários, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é uma iniciativa do CBPF e do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Clique aqui para saber mais.
 
Fonte: MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.