quinta-feira, 16 de março de 2017

Espanha tenta atrair brasileiros com seu sistema educacional



Espanha tenta atrair brasileiros com seu sistema educacional
14 mar 2017

Biblioteca Central da Universidade de Oviedo, na Espanha. EFE/José Luis Cereijido
Biblioteca Central da Universidade de Oviedo, na Espanha. EFE/José Luis Cereijido

Rio de Janeiro, 13 mar (EFE). - Aproximadamente, 5 mil pessoas, de acordo com os organizadores, conheceram nesta segunda-feira as ofertas de mais de 30 universidades, escolas de idiomas e instituições de educação superior espanholas, na primeira feira espanhola de educação realizada no país.
Organizada pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Serviço Espanhol para Internacionalização da Educação (Sepie), a "1ª Feria Estudiar en España" teve uma edição em São Paulo - no último sábado -, e hoje aconteceu no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
O conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Álvaro Martínez-Cachero, disse à Agência Efe que a intenção do vento é divulgar o que Espanha oferece no âmbito educacional e ressaltou o que a oferta é voltada a um grande público-alvo.
"Preferimos que seja um perfil amplo. Desde pessoas com 16 anos, que estão começando a formação universitária, até gente de 40, que pode estar interessada em uma pós-graduação na Espanha", explicou.
Segundo Martínez-Cachero, no quesito educação, a "Espanha tem qualidade mais do que aceitável, preços muito competitivos no panorama internacional e questões como qualidade de vida, segurança e saúde, que são muito apreciadas".
A jovem Thainá achou a proposta o evento interessante e disse que conseguiu ter as informações que precisava.
"Vim em busca de bolsas e para saber mais sobre as áreas de estudo. Tenho professores e familiares que estudaram na Espanha e todos me falaram muito bem", contou.
Já Fabricio veio à feira para entender os trâmites para estudar na Espanha e conhecer as universidades.
"Toda a minha família é da Espanha, por isso eu tenho grande interesse em estudar lá", disse.
Conforme estimativas oficiais, cerca de 5 mil brasileiros estudam em universidades espanholas. As instituições mais procuradas são as de Madri e de Barcelona, seguidas das de Salamanca. Segundo a embaixada da Espanha no Brasil, os cursos mais disputados são os de Letras, embora também exista interesse pelos de arquitetura, direito, jornalismo, engenharia, ciências ambientais, biomedicina, ciências agrárias e administração.
Os focos dos brasileiros que pretendem estudar na Espanha são os programas de mestrado e doutorado 'sanduíche' (metade no Brasil e metade no exterior).
De acordo com a organização, a ideia é que a feira tenha outras edições e se amplie para cidades como Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.