quarta-feira, 26 de julho de 2017

Adobe vai descontinuar Flash até 2020, encerrando uma era

Adobe vai descontinuar Flash até 2020, encerrando uma era

Por Salvador Rodriguez

Logos dos produtos Adobe em tela de iPad 8/07/2013Dado Ruvic/Illustration/File Photo

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Flash da Adobe Systems, uma tecnologia usada para alimentar a maioria dos conteúdos de mídia disponíveis online, será aposentado no final de 2020, anunciou a companhia de software nesta terça-feira.
A Adobe, juntamente com os parceiros Apple, Microsoft, Alphabet, Facebook e Mozilla Corp, disse que o suporte para o Flash será descontinuado em estágios nos próximos três anos.
Depois de 2020, a Adobe não fará novas atualizações para o Flash e os navegadores não irão mais o suportar. As empresas estão incentivando desenvolvedores a migrar seus softwares para padrões de programação modernos.
"Poucas tecnologias tiveram um impacto tão profundo e positivo na era da internet", disse Govind Balakrishnan, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Adobe Creative Cloud.
Criado há mais de 20 anos, o Flash foi um dos softwares preferidos de desenvolvedores para criar jogos, reprodutores de vídeo e aplicativos capazes de operar em vários navegadores online. Quando a Adobe comprou o Flash da Macromedia em 2005, a tecnologia estava em mais de 98 por cento dos computadores pessoais conectados à internet, disse a Macromedia na época.
Mas a popularidade do Flash começou a cair depois que a Apple decidiu não suportá-lo no iPhone. Em uma carta pública, o fundador da Apple, Steve Jobs, criticou em 2010 a confiabilidade, segurança e desempenho do programa. Desde então, outras tecnologias como o HTML5 surgiram como alternativa.
No ano passado, vários navegadores da web começaram a exigir que os usuários ativassem o Flash antes que ele pudesse ser rodado.
A Adobe disse que trabalhará com o Facebook, Unity Technologies e Epic Games para ajudar os desenvolvedores que ainda usam o Flash a migrar seus jogos para outras tecnologias.
A empresa disse que não espera um impacto negativo com o encerramento do Flash. "Na verdade, pensamos que a oportunidade para a Adobe é maior em um mundo pós-Flash", disse Govind Balakrishnan.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.