Conheça seis tendências de terceiração de TI em alta e sete em baixa
Da Redação, com IDG News Service
20/07/2017 - 16h05
Hoje, departamentos de TI procuram parcerias estratégicas mais fortes com fornecedores de outsourcing
À medida que as áreas de TI se tornam mais
estratégicas, também as suas parcerias com provedores de terceirização
de TI seguem este caminho. A Transformação Digital, a automação e a
revolução dos dados não estão apenas modificando a forma como a TI
opera, mas afetando muito tamném a qualidade dos serviços e os contratos
com as empresas de terceirização de TI.
A CIO.com mapeou as principais tendências do mercado de outsoursing com viés de alta e de baixa. Confira.
1- Em alta: Desenvolvimento Ágil
Os departamentos de TI estão cada vez mais à procura de parceiros que possam trabalhar com eles, na medida em que adotam abordagens ágeis de desenvolvimento.
"As organizações estão se transformando rapidamente em empresas ágeis
que exigem ciclos de desenvolvimento rápidos e uma estreita coordenação
entre empresas, engenharia e operações", afirma Steve Hall, parceiro da
consultoria de sourcing Information Services Group (ISG). "A entrega
global requer um processo ágil distribuído globalmente para equilibrar a
necessidade de velocidade e as pressões de custos atuais".
Em baixa: Silos de serviços de TI
À medida que as empresas adotam novas
metodologias de desenvolvimento e opções de infraestrutura, ter muitas
áreas de serviços de TI independentes já não faz sentido. "No passado,
as empresas podiam ter vários fornecedores, atendendo áreas estanques",
diz Ollie O'Donoghue, analista sênior de pesquisa da HfS
Research. "Agora, graças a novas metodologias, como os devops e ao
aumento da "cloudificação" da infraestrutura de negócios, as linhas
entre serviços de TI estão embaçadas. Os provedores de serviços e os
clientes têm muito mais probabilidade de obter uma combinação de
serviços de TI para fornecer resultados comerciais de um único
fornecedor [em vez de] contratos segmentados atendidos por ampla
variedade de fornecedores ".
A Transformação Digital está afastando a
compartimentação e dos silos da entrega de serviços, privilegiando a
integração sem fricção, diz David J. Brown, diretor global de Serviços
Compartilhados e Assessoria de Outsourcing da KPMG.
Alguns provedores de serviços de TI estão
se tornando um balcão único para seus clientes através de serviços de
corretagem de nuvem ou acordos de parceria. "Oferecer aos clientes uma
gama completa de serviços dos melhores provedores de nuvem é permitir
que os provedores ampliem o alcance de suas ofertas e os clientes possam
selecionar as tecnologias e serviços mais adequados", diz
O'Donoghue. "Mesmo os grandes fornecedores que anteriormente
encurralavam o mercado com tecnologia proprietárias estão começando a
defender o agnosticismo dos fornecedores em uma tentativa de oferecer
aos clientes serviços de TI imparciais e melhores".
2 - Em alta: Cloud Híbrida
As empresas estão movendo mais cargas de trabalho para a nuvem pública, mas continuam a executar determinadas aplicações em ambientes de nuvem privada dedicados por razões de segurança, regulamentos ou competitividade. Então, estão procurando mais por provedores que possam gerenciar e integrar de forma transparente seus ambientes de nuvem híbridos , diz Rahul Singh, diretor-gerente da consultoria de transformação de negócios e terceirização Pace Harmon. "Aumentar a adoção de modelos de software como serviço para aplicações específicas (como Salesforce e Workday) cria uma maior complexidade operacional para as empresas", acrescenta
As empresas estão movendo mais cargas de trabalho para a nuvem pública, mas continuam a executar determinadas aplicações em ambientes de nuvem privada dedicados por razões de segurança, regulamentos ou competitividade. Então, estão procurando mais por provedores que possam gerenciar e integrar de forma transparente seus ambientes de nuvem híbridos , diz Rahul Singh, diretor-gerente da consultoria de transformação de negócios e terceirização Pace Harmon. "Aumentar a adoção de modelos de software como serviço para aplicações específicas (como Salesforce e Workday) cria uma maior complexidade operacional para as empresas", acrescenta
Em baixa: Gerenciamento de infraestrutura remota tradicional
Ao longo da última década, a entrega offshore de serviços de gerenciamento de infraestrutura - desde serviços de rede e suporte até à manutenção de servidores e gerenciamento de desktop - tornou-se mainstream. Mas o gerenciamento de infraestrutura remota (RIM) não é mais um setor de crescimento para provedores de serviços de TI. Não há como competir em preço com a nuvem pública, onde as taxas de adoção estão crescendo a taxas compostas de 25% ao ano. "Quase todas as empresas estão tomando uma estratégia cloud-first", explica Hall.
3 - Em alta: Disputas por talentos
Ao longo da última década, a entrega offshore de serviços de gerenciamento de infraestrutura - desde serviços de rede e suporte até à manutenção de servidores e gerenciamento de desktop - tornou-se mainstream. Mas o gerenciamento de infraestrutura remota (RIM) não é mais um setor de crescimento para provedores de serviços de TI. Não há como competir em preço com a nuvem pública, onde as taxas de adoção estão crescendo a taxas compostas de 25% ao ano. "Quase todas as empresas estão tomando uma estratégia cloud-first", explica Hall.
O aumento dos compromissos liderados por
consultorias e a subseqüente demanda por mais especialistas e assessores
em terceirização de TI é a inspiração dos provedores de serviços de TI
para chamar sua atenção para aquisição e retenção de talentos, de acordo
com analistas da HfS Research. "O desafio de recrutar e reter o talento
necessário para a prestação de serviços de alta qualidade é
crecsenteo", diz O'Donoghue. "O espectro de habilidades em
demanda está se tornando mais focado, [e] os fornecedores que procuram
competir no mercado precisam trabalhar mais para atrair talentos".
Em baixa: Arbitragem trabalhista
A outsoursing de serviços de TI nos locais
de menor custo trabalhista não é mais uma vantagem competitiva, pois os
clientes exigem o uso de automação e ferramentas para gerar
eficiências. "As organizações estão gerando melhorias massivas de
produtividade através da tecnologia e não do trabalho", diz o Hall do
ISG. "Desenvolver uma solução baseada em mão-de-obra de baixo custo já
não chama a atenção de ninguém. Os principais líderes de TI estão
gerando grandes projetos de Transformação Digital e a maioria dos
provedores de serviços adaptou suas mensagens e capacidades básicas para
ser mais do que apenas fornecedor de mão de obra de baixo custo".
A geografia também está se tornando cada
vez mais irrelevante para as decisões de terceirização, diz Marcos
Jimenez, CEO da Softtek. "Os clientes exigem fornecedores que sejam
responsivos, flexíveis, inovadores e capazes de alavancar tecnologias
emergentes e resolver problemas de negócios e não co o custo da mão de
obra".
4 - Em alta: Resultados da automação
A economia de custos baseada no trabalho humano está sendo suplantada por aquelas que são entregues pelo chamado " trabalho digital ".
As empresas estão exigindo capacidades de automação de seus
fornecedores terceirizados. "A automação não só proporciona maior
eficiência em muitos processos, como também oferece capacidades
proativas para lidar com problemas antes de se tornarem eventos que
afetam os negócios, o que agrega valor significativo às empresas além
das oportunidades típicas de redução de custos", diz Singh, da Pace
Harmon.
A automação está
se apoderando das funções meio e de back-office tradicionalmente
terceirizadas. "Se você quer competir, você deve automatizar", concorda
Hall, do ISG. "Isso está causando disrupção nos modelos tradicionais de
terceirização e direcionando os provedores de serviços para fazer
grandes apostas e compromissos com base em preços futuros".
Os clientes e provedores inovadores estão adotando uma abordagem de “automation first”,
diz Rajeev Tyagi, diretor de operações da Softtek. "Em vez de
identificar atividades humanas dentro de um processo de TI ou de
processos de negócios que podem ser automatizado, as empresas usarão o
trabalho digital como ponto de partida", diz ele.
Em baixa: Hype da automação
Os resultados da automação também estão se
tornando mais transparentes. Agora, os fornecedores de serviços devem
detalhar as eficiências que a automação criará para os clientes, diz
Jamie Snowdon, diretor de dados da HfS Research. Infelizmente, para os
provedores isso significa que eles não podem mais manter as economias
para si. "Sem dúvida, à medida que formas mais novas e misturas de
tecnologias de automação entrarem no mercado, os fornecedores serão cada
vez mais obrigados a compartilhar os benefícios com seus clientes bem
informados", diz Snowdon.
Em baixa: Mesas de serviço e call centers de baixo custo
Do mesmo modo, em uma era que valoriza as experiências do clientes e dos funcionários, as empresas estão colocando mais ênfase nos recursos e tecnologia empregados para operar suas mesas de serviço internas e os call centers voltados para o cliente .
Do mesmo modo, em uma era que valoriza as experiências do clientes e dos funcionários, as empresas estão colocando mais ênfase nos recursos e tecnologia empregados para operar suas mesas de serviço internas e os call centers voltados para o cliente .
"CIOs e líderes de TI perceberam
rapidamente que a terceirização da "cara do negócio" para um terceiro
pode não ser interessante. Por isso, procure soluções mais criativas",
diz Hall.
6 - Em alta: Métricas baseadas em negócios
Uma das maiores mudanças enfrentadas pelo
setor de serviços de TI neste período de transformação empresarial é
como quantificar os serviços. Os contratos estão passando de modelos
tradicionais, baseados em horas ou transação, para aqueles construídos
em métricas e resultados de negócios .
"Podemos esperar por mais contratos baseados em resultados específicos
medidos por métricas de negócios", diz Snowdon, da HfS Research.
Em baixa: Crescimento do setor de serviços de TI
A Transformação Digital vem levando a
indústria de terceirização a uma desaceleração significativa. Os
resultados do segundo trimestre de 2017 ainda não foram anunciados, mas
as 20 maiores empresas de serviços de TI de capital aberto apresentaram
crescimento orgânico de 2,1% ano-a-ano no primeiro trimestre, de acordo
com o Everest Group. "Este é o menor número de crescimento nos últimos
três anos, e representa uma indústria que testemunha pressões
significativas devido a tecnologias digitais, automação generalizada,
novos modelos de negócios e preocupações relacionadas à imigração", diz
Arora, do Everest Group.
As cinco principais empresas indianas de
outsourcing TI experimentaram sete trimestres consecutivos de
desaceleração do crescimento, com previsão de taxas de crescimento de
menos de sete por cento nos próximos 12 meses, de acordo com Arora. A
chave será evoluir de modelos baseados em arbitragem para aqueles
construídos para Transformação Digital, o que exigirá que todos os
fornecedores invistam em novas capacidades.
Fonte: IDGNow!
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