Paleoarte, a arte de
imaginar a Pré-História
25 jul
2017
EFE Madri
EFE/Javier
Belver
Ainda que
ninguém tenha visto um diplodoco ou um tiranossauro rex, existe um consenso
sobre o aspecto que essas criaturas tinham há milhões de anos. Um imaginário
coletivo que aprofunda suas raízes na paleoarte, uma vertente pouco conhecida
e, em algumas ocasiões, esquecida.
A
paleoarte, apesar do que o nome sugere, não tem nada a ver com os desenhos
rupestres. Trata-se de visões modernas do que foi o mundo há milhões de anos.
Uma arte que combina o conhecimento científico com grandes doses de
criatividade e imaginação.
Uma
viagem através da história desse estilo, desde a sua criação, em 1830, até
1990, é o que proporciona o livro "Paleoarte. Visões do passado
pré-histórico" (Taschen), assinado pela escritora Zoë Lescaze e pelo
pintor Walton Ford.
O livro
inclui cerca de 200 reproduções de obras de arte - pinturas, gravuras,
desenhos, esculturas, mosaicos e murais - resgatadas de arquivos, coleções
particulares e dos principais museus de História Natural do mundo.
O
cientista inglês Henry de la Beche pintou em 1830 a primeira peça de paleoarte,
"Duria Antiquitor", uma aquarela com pouco mais de 30 centímetros de
largura, "violenta e fantástica, um canto à selvageria primordial representada
com delicadas pinceladas de cor marrom, azul, verde e rosa", escreve
Lescaze.
De la
Beche se baseou em evidências fósseis e na sua imaginação para dar forma a
animais que ninguém tinha visto antes e desde então artistas de todo o mundo
"recriaram dinossauros, mamutes, homens das cavernas e outras criaturas,
conformando nossa compreensão do passado primitivo".
Imagens
de pterodáctilos, gorgossauros e massospondylus que com frequência lutam até a
morte, testemunho imaginário da extrema dureza da vida pré-histórica,
reproduzidas a tinta, gravuras, pintura a óleo, azulejos e cerâmica
vitrificada.
Os
primeiros artistas se inspiraram em uma longa tradição de invenção de monstros,
evocando dragões, esfinges, hidras e harpias, e a paleoarte evoluiu influenciada
pelas tendências de cada época: o romantismo, o impressionismo, o fauvismo e a
art nouveau.
Obras que
costumam ser encontradas em museus de história natural e universidades, mas que
foram usadas em livros didáticos, enciclopédias, revistas científicas,
figurinhas em barras de chocolate e livros infantis, criando um imaginário
coletivo que chegou até o cinema.
A
paleoarte se desenvolveu com nomes como Benjamin Waterhouse Hawkins, que
mostrou a pré-história ao público vitoriano com suas grandes esculturas, o
americano Charles R. Knight e o alemão Heinrich Hader, que com sua inspiração
na art nouveau tirou o estilo dos ambientes científicos para levá-lo ao seu
auge.
A obra
mais conhecida talvez seja o colossal afresco "A idade dos répteis"
(1943), de Rudolph Zallinger, encomendada para renovar a galeria de fósseis do
Museu Peabody (EUA), que retrata a pré-história desde o período Devoniano até o
Cretáceo, quase 300 milhões de anos.
Uma arte
que viveu outro dos seus momentos de glória com o regime soviético, cujos
trabalhos estão entre os mais espetaculares já produzidos, especialmente
"A árvore da vida" (1984), de Alexander Mikhailovich Belashov, um
mosaico colossal que abrange o tempo geológico e está repleto de animais.
Lescaze e
Ford também destacam no livro um dos grandes nomes da paleoarte, a
norte-americana Ely Kish, que na segunda metade do século passado tornou
famosos seus animais tentando sobreviver e morrendo em um mundo ameaçado pelas
condições climáticas extremas.
"Este
livro - resume Ford - é uma máquina do tempo com dois pontos de chegada, como
em uma dessas histórias em quadrinhos de ficção científica que tanto gostava
quando era menino. Ele nos permite voltar alguns anos para observar o aspecto
que os tempos remotos tinham no passado".
Fonte: EFE
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