A robótica tem avançado bastante recentemente e muitas vezes desenvolvedores tomam como inspiração os movimentos dos animais para criar dispositivos mais bem adaptados a tarefas específicas. Tem robô que anda como cobra, alguns como insetos e uns até como cães. Dessa vez, porém, o meio de locomoção é debaixo d’água e, para isso, os engenheiros se inspiraram nos movimentos das arraias.
O MantaDroid foi criado por uma equipe da Universidade Nacional de Singapura liderada pelos professores Chew Chee Meng e Yeo Khoon Seng. Trata-se de um AUV, ou autonomous underwater vehicle (veículo autônomo submarino), criado no período de dois e inspirado no corpo e nos movimentos de uma arraia.

Nas profundezas

O robô possui 35 centímetros de comprimento e 63 de largura, pesando apenas 700 gramas. Quando está se movimentando de maneira elegante debaixo d’água, o MantaDroid chega a atingir uma velocidade de 0,7 metros por segundo. Usando materiais mais flexíveis, como PVC, ele possui movimentos delicados e parece voar quando imerso em água, exatamente como o animal aquático que o inspira.
“Diferente de outros robôs subaquáticos que replicam a cinemática de arraias usando múltiplos motores para alcançar atuações ativas em todas as barbatanas, o MantaDroid é alimentado por apenas um motor elétrico em cada barbatana”, diz Chew. “Então, deixamos a flexibilidade passiva das barbatanas interagir naturalmente com a dinâmica dos fluidos da água para impulsionar os movimentos posteriores”.
O próximo passo, agora, é testar o MantaDroid no mar para ver como ele interage com as correntes naturais do oceano. Confira no vídeo a seguir como o robô-arraia se comporta nos testes dos desenvolvedores.