quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

China lançará este ano máquina de amostra de supercomputador de exascale

China lançará este ano máquina de amostra de supercomputador de exascale

2018-01-29 10:37:30丨portuguese.xinhuanet.com

Tianjin, 29 jan (Xinhua) -- Uma máquina de teste da nova geração de supercomputador de exascale da China será lançada este ano, revelou a pesquisadora Zhang Ting, do Centro Nacional de Supercomputador em Tianjin.
"O lançamento da máquina de amostra facilitará o desenvolvimento de um supercomputador capaz de fazer um bilhão de bilhões de cálculos por segundo", indicou Zhang.
O novo aparelho será 200 vezes mais rápido e terá 100 vezes mais capacidade de armazenamento que o Tianhe-1, o primeiro supercomputador de petaflop da China, lançado em 2010, destacou Zhang.
O centro de supercomputadores de Tianjin começou a desenvolver a máquina de exascale junto com a Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa em 2016.
Segundo o plano nacional para a próxima geração de computadores de alto rendimento, a China desenvolverá um supercomputador de exascale durante o período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020).
No momento, o Tianhe-1 apoia diversas tarefas, como a exploração petrolífera, a manufatura de equipamentos de alta tecnologia, a medicina biológica e o projeto de animação.
"O Tianhe-1 desempenha mais de 1.400 tarefas diárias, e atualmente está funcionando com capacidade máxima. Por isso necessitamos um supercomputador de nova geração para substituí-lo", assinalou a pesquisadora. 

Fonte: XINHUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.