quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Cientistas desenvolvem sistema de impressão 3D de medicamentos



Cientistas desenvolvem sistema de impressão 3D de medicamentos

EFE Washington
 

Impressora 3D em foto de 2017. EFE/Hugo Ortuño
Impressora 3D em foto de 2017. EFE/Hugo Ortuño

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveu um sistema de impressão e análise química 3D de medicamentos, mais barato e rápido que os processos tradicionais, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista "Science".
"Acredito que o sistema mudará a forma com a qual fabricamos substâncias químicas finas e, possivelmente, medicamentos. Iremos aumentando a confiança (no sistema), por isso esperamos que a indústria o receba bem", explicou em entrevista à Agência Efe um dos integrantes da equipe, o professor Lee Cronin.
Além disso, Cronin destacou que o sistema é capaz de fazer com que as substâncias químicas se estabilizem e se isole, como ocorre na indústria química tradicional.
Segundo os autores do estudo, as fábricas de produção de medicamentos têm alto custo e é difícil reutilizadas para a elaboração de diferentes medicamentos.
O sistema criado pelo professor Philip Kitson e seus colegas, por sua vez, utiliza modelos personalizados para a síntese das substâncias utilizando simples módulos de plásticos, que podem ser embalados e usados em outro lugar, com baixo custo.
O software que identifica as reações químicas e os processos necessários para cada medicamento gera componentes possíveis de ser impressos em uma impressora 3D barata, de US$ 2 mil.
Os pesquisadores provaram a capacidade do sistema para produzir baclofeno, um relaxante muscular, e descobriram que podiam usá-lo para preparar o medicamento a partir de três passos: a identificação de reações químicas e processos, a tradução dos modelos para 3D e a impressão do remédio.
Para os autores, esse sistema tem múltiplos benefícios, entre eles o acesso universal, uma distribuição mais eficiente e a possibilidade de ser mais barato do que a indústria tradicional.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.