sexta-feira, 22 de junho de 2018

4 trabalhos do futuro, segundo o coautor do livro Organizações Exponenciais

4 trabalhos do futuro, segundo o coautor do livro Organizações Exponenciais
 
Déborah Oliveira
21 de junho de 2018 - 12h06
Acredite se quiser, mas grande parte das profissões do futuro não tem relação com tecnologia. Confira a lista
Um relatório da consultoria McKinsey causou alvoroço no ano passado quando revelou que 800 milhões de pessoas em todo o mundo ficarão desempregadas até 2030, resultado direto da automação. Apesar do número assustador, ao mesmo tempo, 375 milhões de pessoas – 14% da força de trabalho do mundo – terão novas oportunidades de emprego, justamente em razão da evolução da tecnologia e da criação de postos de trabalho.
Na visão de Van Geest Yuri, coautor do livro Organizações Exponenciais, que falou em evento da Totvs, nos próximos anos, os trabalhos, pelo menos grande parte deles, serão criados em torno de quatro surpreendentes domínios. Confira abaixo:

1. Tecnologia
A evolução tecnológica, como é sabido, terá grande impacto na sociedade. Yuri lembrou que 30% dos postos hoje não existirão no futuro, como motoristas e profissões relacionadas à construção e manufatura. Esse, contudo, não é motivo para pânico. Para ele, combinar a operação entre pessoas e robôs é uma aposta inteligente. Mas em muitos casos, robôs não subsistirão as pessoas, justamente porque “humanos são melhores por serem seres humanos”. 
Ele justificou dizendo que somos providos de emoções, algo que as máquinas não têm. “Temos amor, compaixão, empatia. Robôs não choram, não têm encantamento e isso é muito mais importante.”
Assim, revelou Yuri, carreiras que envolvem ciência, Tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and math – STEAM) estarão em alta nas próximas décadas. Aposte nelas e você se dará bem.

2. Profissões que demandam inteligência emocional
Yuri defende que robôs não têm sentimentos e que esse é o grande trunfo dos humanos, certo? É por isso que profissões que demandam inteligência emocional estarão em alta. Amor, compaixão e criatividade são sentimentos que não podem ser ensinados às máquinas. “As inteligências física e emocional não poderão ser repostas pela inteligência artificial (AI, na sigla em inglês)”, revelou.

3. Artistas
Máquinas podem reproduzir pinturas e fazer músicas? Sim. Mas a verdade é que esse é um processo frio, mais uma vez, sem sentimento. “A produção de filmes, por exemplo, será cada vez mais relevante no futuro. Todo filme aborda uma história. Ele usa analogias que nos permitem refletir e fazer perguntas únicas”, disse, acrescentando que fazer as perguntas certas será elemento-chave no futuro.

4. Serviços artesanais
Você achava que o trabalho artesanal daquela sua tia estava com os dias contados? Nada disso. Segundo Yuri, a produção artesanal de cookies, iogurte e outros terá grande destaque. O motivo? “A tecnologia cria a produção comoditizada. A autenticidade é cada vez mais importante”, finalizou.

Fonte: IDGNow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.