sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Inventor de submarinos quer ir mais longe e criar cidade no fundo do mar

Inventor de submarinos quer ir mais longe e criar cidade no fundo do mar


4 outubro 2018
BBC 

Morar sob as águas não é um sonho novo. Desde os anos 1960, há relatos de projetos tentando criar colônias submarinas nos oceanos do planeta, com pouco sucesso.
Agora, o canadense Phil Nuytten, que dedicou sua vida profissional a construir submarinos e estudar as condições oceanográficas, quer tirar do papel um projeto que passou décadas imaginando. Seu plano é iniciar um protótipo a partir do final deste ano na costa oeste do Canadá.
O projeto se chama Vent Base Alpha e, segundo disse Nuytten à BBC, ele depende de alguns fatores primordiais: a geração de energia e o controle da pressão sob as águas.
“Nos anos 1960, todos nós que nos dedicávamos às profundezas do oceano realmente acreditávamos que haveria cidades submarinas nas décadas seguintes, e é claro que isso não aconteceu”, diz Nuytten.
“Mas o que torna o que eu estou fazendo completamente diferente de tudo que já foi feito antes é que esta colônia será em uma atmosfera, a mesma pressão em que estamos agora - a mesma pressão à qual fomos projetados para estar. E faremos isso com tecnologia - a tecnologia de blindagem.”
A blindagem protegeria não só as roupas submarinas, mas também um sistema de ventilação especial, chamado de hidrotermal, abastecido pelo movimento de êmbolos que, por sua vez, sobem e descem com a oscilação das temperaturas da água ao redor.
Para ele, se for possível nos proteger da diferença de pressão no fundo do mar, conseguiremos levar uma vida “confortável” nos oceanos.
Ele diz, também, que as construções humanas não precisariam ocorrer necessariamente no leito oceânico, mas sim em níveis intermediários das águas. O deslocamento ocorreria com vestimentas especiais que, segundo ele, resistiriam à pressão das águas profundas (abaixo de 300m) e nos permitiriam flutuar por elas.
A colônia planejada por Nuytten consistiria em uma reprodução da vida na Terra, com residências, escritórios, hospitais e comércio submersos. A justificativa é de que, havendo cada vez menos espaço e recursos na Terra, os oceanos podem servir de abrigo.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.