quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Pesquisadores desenvolvem métodos para evitar que doença de Chagas seja transmitida pelo açaí

Pesquisadores desenvolvem métodos para evitar que doença de Chagas seja transmitida pelo açaí


Além de garantir a retirada do protozoário que transmite a doença da planta antes de ser comercializada, métodos desenvolvidos também são mais acessíveis à pequenos produtores rurais



Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/08/2019 - 14:30



O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (07), abordou uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu métodos que podem tirar o açaí do ciclo de transmissão da doença de chagas, devido aos muitos surtos  da doença ocorridos no estado do Amazônas nos últimos anos.

Quem esclareceu mais sobre tal pesquisa foi a professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Bioprocessos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Vanete Thomaz Soccol. 


Ouça a entrevista completa clicando aqui.

Além descrever como os estudos foram feitos, a professora explicou que a planta do açaí é atrativa para o Barbeiro, inseto que transmite a doença, o que explica a contaminação frequente. Ao entrar em contato contato com a planta, o inseto pode acabar sendo moído junto ao fruto e comercializado livremente.

"Buscando evitar novos surtos originados por essa comercialização, desenvolvemos uma metodologia que verifica se o parasita está presente no fruto e descobrimos que processos como o de pasteurização podem elimina-lo completamente do produto." - destacou Vanete.

Ela acrescentou ainda que todos os métodos tem custos acessíveis e podem utilizados inclusive por pequenos produtores rurais. Quem tiver interesse pode ter acesso a pesquisa completa entrando em contato com a universidade.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.