sexta-feira, 2 de agosto de 2019

UnB passa a oferecer disciplina sobre direito animal

UnB passa a oferecer disciplina sobre direito animal


Cada vez mais em destaque, disciplina - que estreou primeiro na Universidade de São Paulo - já conta com mais de cem alunos em sua lista de espera


Tarde Nacional - Brasília

No AR em 31/07/2019 - 16:00



O Tarde Nacional - Brasília foi saber mais sobre a nova disciplina da Universidade de Brasília (UnB): o direito animal. Aberta também à comunidade, a disciplina pretende abordar tanto o aspecto acadêmico como o ativista.

Sobre esse assunto, Fátima Santos conversou com a coordenadora do Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades - Gedai e professora de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da UnB, Vanessa Negrini. 

"Pela primeira vez a Universidade de Brasília chega com a oferta de uma disciplina para tratar os direitos animais no primeiro plano. Ou seja, pelo fundamento dos direitos animais. Geralmente você tem essa disciplina dentro de conteúdos de direito ambiental. Mas (uma disciplina) exclusiva para pensar o direito animal, assim como a gente já pensa, por exemplo, os direitos humanos, é a primeira vez", comemora a professora.

A ideia, segundo ela, veio a partir de sua tese de doutorado que falou sobre direito animal e comunicação. Na pesquisa, "vimos que a Universidade de São Paulo (USP) tinha oferecido, no começo de 2019, a primeira disciplina assim no Brasil. Então, a gente percebeu a enorme carência", pontua. 

As aulas começam no dia 14 de agosto, no turno noturno. Serão 12 dias de palestras com programação aberta onde participarão magistrados, defensores públicos, sociólogos, ambientalistas, etc. São 70 vagas para alunos regulares, que já conta com lista de espera e 30 vagas para público externo, também com lista de espera chegando aos cem interessados, que pedem, inclusive, alternância de campus e horários de aulas. 

Alunos matriculados da UnB devem fazer a inscrição pelo sistema MatrículaWeb (Cód. 207829 - Tópicos Especiais Comunicação Organizacional 1, Turma A - Mobilização Soc. e Dir Animais).

Para o público externo, o curso começa no próximo dia 21. As inscrições poderão ser feitas no local das aulas (auditório da Faculdade de Comunicação).


Ouça a entrevista completa clicando aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.