terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Instituto do RN desenvolve veículo para cadeirante ter acesso à praia

Instituto do RN desenvolve veículo para cadeirante ter acesso à praia



Beatriz Evaristo
06/01/2020 - 15h28 Brasília 




As altas temperaturas do verão brasileiro levam milhares de visitantes ao litoral do país em busca de sol, sombra e água fresca. Mas as areias fofinhas não permitem que todos possam aproveitar as praias.

Pensando nisso, um grupo formado por estudantes e professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram um veículo especial para que cadeirantes possam ter acesso à praia, sem problemas, como conta um dos coordenadores do projeto, o professor João Teixeira.

A invenção foi batizada de Crab, que significa caranguejo em inglês. Isso porquê o crustáceo se locomove muito bem pela areia. A cadeira motorizada aproveita o que o verão tem de melhor: o sol. O Crab é movido por energia limpa explica o professor João Teixeira.

Sem sol também é possível rodar com o veículo na praia. A bateria tem autonomia de até três horas, em dias nublados.

A ideia de desenvolver o veículo surgiu em 2014. Desde 2017, o protótipo em tamanho natural, circula nas praias de Natal pelo menos duas vezes ao ano.

De acordo com o professor João Teixeira, atualmente diretor de Inovações Tecnológicas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a produção em larga escala do Crab ainda não aconteceu por falta de empresas interessadas em financiar a invenção.

O patenteamento do Crab já está sob análise. O custo para produção de um veículo de praia para pessoas com dificuldades de locomoção fica entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.