sexta-feira, 13 de março de 2020

Cientistas criam método para recarregar implantes através da pele

Cientistas criam método para recarregar implantes através da pele


Pesquisadores sauditas criaram um tipo de gel que pode gerar eletricidade quando submetido à pressão, como a gerada por ondas de ultrassom

Rafael Rigues, editado por Fabiana Rolfini  
09/03/2020 13h18







Implante de naloxona

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST) e da Universidade de Ciências para a Saúde Rei Saud bin Abdulaziz (KSAU-HS), ambas na Arábia Saudita, desenvolveram um método não invasivo para recarregar a bateria de eletrônicos implantáveis, como marca-passos, bombas de insulina ou implantes auditivos. Atualmente a troca de bateria requer um procedimento cirúrgico.
Os pesquisadores sauditas desenvolveram um material que combina Álcool Polivinílico (PVA) e “flocos” de MXene, um composto inorgânico com estrutura bidimensional que é hidrofílico (absorve água) e bom condutor elétrico. Este “gel”, que os pesquisadores chamam de M-gel, é capaz de produzir uma corrente elétrica quando submetido à pressão, como a gerada por ondas de ultrassom.

Reprodução
A equipe usou vários tipos de transdutores ultrassônicos, como os usados em exames médicos, e conseguiu recarregar aparelhos instalados debaixo de vários centímetros de músculo. Com isso, um implante poderá ter sua bateria recarregada rapidamente pelo próprio paciente em casa, ou com um procedimento não-invasivo que poderá ser realizado em qualquer consultório.
"Este é outro exemplo do impressionante potencial dos hidrogéis de MXene que desenvolvemos em nosso laboratório para aplicações de sensoreamento e produção de energia", disse Husam Alshareef, do KAUST, um dos líderes da pesquisa.

Fonte: TechExplore

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.