segunda-feira, 16 de março de 2020

Medidas de prevenção contra o Covid-19 para os setores técnicos e administrativos da UFF

Medidas de prevenção contra o Covid-19 para os setores técnicos e administrativos da UFF










A Universidade Federal Fluminense criou um Grupo de Trabalho (Portaria nº 66.622) composto por professores e pesquisadores, a fim de assessorar as decisões e encaminhamentos de nível institucional acerca da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Após reunião realizada no dia 12 de março, a UFF determinou o adiamento do início do semestre letivo em uma semana. O grupo de trabalho, com base no Plano de Resposta de Emergência ao coronavírus do estado do Rio de Janeiro – que entrou em estágio de transmissão comunitária do vírus – e em outros documentos técnicos, traçou o Plano de Contingência da Universidade Federal Fluminense.
Seguindo a Lei 13.979/2020, as recomendações do Ministério da Educação/SESU e a Instrução Normativa 19/2020 do Ministério da Economia e o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas elaborou a Instrução de Serviço nº 004/2020, publicado no Boletim de Serviço extra de domingo (15), que regulamenta as rotinas dos servidores e procedimentos internos durante o período de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.
A Instrução de Serviço prevê que as chefias de cada setor deverão, sempre que possível, reorganizar o fluxo de trabalho para produzir o distanciamento social, procedimento preconizado para reduzir a velocidade de propagação do vírus. Nesse sentido, para evitar concentração de servidores nos setores, poderão ser implementados turnos de trabalho e adotado o trabalho remoto para complementar a carga horária, em acordo com a chefia imediata.
Em todos os casos, é importante garantir o funcionamento das atividades essenciais, manter os setores abertos e criar canais de solicitação de serviços e de atendimento em meios digitais.
A UFF está acompanhando atentamente a situação que vem se desdobrando de forma muito rápida. As medidas do Gabinete do Reitor, Pró-Reitorias e Superintendências, bem como a atuação do Grupo de Trabalho visam, primordialmente, proteger a comunidade interna de forma responsável e pautada nas leis e normativas, assim contribuindo para o movimento nacional de combate ao Covid-19. A qualquer momento novas recomendações poderão ser divulgadas de acordo com as determinações da autoridade sanitária.
Arquivo anexo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.