segunda-feira, 27 de abril de 2020

Duas em cada três instituições federais estão produzindo itens para o combate à Covid-19

Duas em cada três instituições federais estão produzindo itens para o combate à Covid-19


Tâmara Freire 
22/04/2020 - 13h02 Rio de Janeiro 



Mesmo com aulas suspensas, as instituições federais de ensino têm mantido atividades e duas em cada três delas estão produzindo itens para ajudar o país a combater a epidemia de coronavírus.


De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério da Educação são quase 1,2 mil ações realizadas por 110 universidades, centros e institutos de educação ou colégios que beneficiam mais de 75 milhões de pessoas. 



A maioria delas se trata da produção de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde e fabricação de álcool 70% e em gel.



Além disso,  71 das 110 instituições estão oferecendo serviços de aconselhamento e apoio psicológico, 66 vêm produzindo materiais educativos, 51 prestando assessoria a secretarias estaduais e municipais de Saúde.


Ainda segundo o balanço do Ministério da Educação,  43 instituições federais têm capacitado profissionais e, outras 40, criaram serviço de teleatendimento para orientar e esclarecer a população.


As atividades durante a pandemia também incluem realização de exames para detectar o coronavírus e fabricação de equipamentos hospitalares, como respiradores, fundamentais para o tratamento de pacientes que desenvolvem as formas mais graves da doença. 



Há ainda instituições fazendo pesquisas de tratamentos para a doença, incluindo três dedicadas ao desenvolvimento de vacinas para a Covid-19.



Os dados são do portal criado pelo MEC para monitorar o funcionamento e as principais ações das instituições federais. 



A plataforma www.portal.mec.br/coronavirus foi desenvolvida em parceria pelas universidades federais do oeste da Bahia, do Cariri, no Ceará,  do oeste do Pará e de Viçosa, em Minas Gerais. 

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.