quarta-feira, 29 de abril de 2020

Engenheiros criam gerador de energia eólica que pode ser instalado em edifícios

Engenheiros criam gerador de energia eólica que pode ser instalado em edifícios


AeroMINE foi criado para usar o mesmo princípio que permite aviões decolarem para gerarem energia por meio do vento usando o mínimo de espaço

Renato Mota, editado por Liliane Nakagawa  
28/04/2020 20h04



AeroMINE

Engenheiros norte-americanos desenvolveram um equipamento de captação de energia eólica, o qual promete ser mais eficiente e com manutenção mais barata se comparado às atuais turbinas aerogeradoras. Os AeroMINEs usam o mesmo princípio aplicado nas asas dos aviões, e podem ser instalados no teto de edificações, da mesma forma que os painéis solares.

Diferentemente das células de energia solar, os geradores eólicos não são limitados à coleta de energia durante o dia, e podem funcionar em qualquer lugar com as condições certas - ou seja, espaços abertos com velocidades de vento consistentes. Porém, as grandes turbinas utilizadas atualmente precisam de muito espaço, já que a quantidade de energia que uma turbina individual pode gerar é proporcional à área em que suas pás cobrem.

"O que impede o vento de ser bem-sucedido enquanto fonte de energia é que a maioria dos sistemas são basicamente turbinas eólicas miniaturizadas", explica Brent Houchens, engenheiro mecânico dos Laboratórios Nacionais Sandia e um dos criadores dos AeroMINEs. O giro das pás desses dispositivos cria vibrações ruidosas e suas muitas partes móveis são mais propensas a quebrar.
Houchens e sua equipe criou um projeto que supera esses obstáculos tomando emprestado um princípio fundamental do voo aéreo. A forma curva das asas de um avião - chamada de aerofólio - altera a pressão do ar em ambos os lados e produz a sustentação do veículo. O mesmo recurso, porém, com desenho invertido, é utilizado para manter um carro de corrida no chão.
Carsten Westergaard, colega de Houchens e engenheiro mecânico da Texas Tech University, conta que juntou dois aerofólios para que "o fluxo de um aerofólio amplifique o outro e eles se tornem mais poderosos". Orientado como duas asas de avião em pé, o par de aerofólios fica diretamente voltado para o vento e, à medida que ele se move, a baixa pressão se acumula entre as lâminas e aspira o ar através das fendas. Esse movimento do gira uma pequena turbina alojada dentro do equipamento e gera eletricidade.

Graças a esse design, o AeroMINE pode extrair mais energia eólica de uma área menor, ao mesmo tempo que não gera as mesmas vibrações e ruídos que as turbinas comuns. O equipamento também possui menos peças móveis e é mais fácil de acessar se precisar de reparos. Seu desenho ainda mantém as lâminas isoladas de qualquer contato com pessoas ou animais selvagens.

Via: Scientific American

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.