quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pesquisadores vão desenvolver máscara que neutraliza quimicamente o coronavírus

Pesquisadores vão desenvolver máscara que neutraliza quimicamente o coronavírus


A ideia é acrescentar uma substância química específica na fibra que compõe as máscaras





Matheus Luque  
29/04/2020 13h46




Pesquisa EUA

Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, estão trabalhando para desenvolver uma máscara capaz de neutralizar quimicamente o novo coronavírus por contato.

A iniciativa já recebeu financiamento da Fundação Nacional de Ciência dos EUA (NFS). O objetivo é acrescentar uma substância química específica na fibra que compõe as máscaras. 

Jiaxing Huang, pesquisador que lidera o projeto, afirma que "a disseminação de doenças respiratórias infecciosas, como a Covid-19, geralmente começa quando alguém libera gotículas respiratórias carregadas de vírus, tossindo ou espirrando".
Reprodução
"Para retardar ainda mais e até impedir que o vírus se espalhe, precisamos reduzir bastante o número e a atividade dos vírus nessas gotículas respiratórias recém-liberadas", completou Huang.
A equipe da Northwestern University pesquisa compostos químicos antivirais que poderiam ser incorporados às fibras das máscaras, para auto-higienizar os tecidos das gotículas respiratórias. Os pesquisadores explicam que as máscaras atuais fornecem barreiras físicas que reduzem o número de gotículas no ar, mas que não evitam que as gotículas que chegam à atmosfera ou a objetos possam se tornar pontos de infecção.

A ideia da equipe é, com a nova máscara, reduzir o número de vírus em gotículas liberadas por usuários infectados, alem de fornecer mais proteção para usuários não infectados.

Via: UOL

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.