quarta-feira, 20 de maio de 2020

Autor analisa desmatamento e preservação em e-book disponível para download gratuito

Autor analisa desmatamento e preservação em e-book disponível para download gratuito



Eduff
Em “Devastação e preservação ambiental…”, José Augusto Drummond mostra que o Rio de Janeiro foi o estado que mais sofreu com a devastação das florestas: nenhum estado tinha cobertura florestal tão completa, e, por isso, nenhum foi tão completamente afetado pela destruição maciça dessa cobertura. Publicado em 1997, a obra trata de um tema ainda atual e que infelizmente faz parte do cotidiano das nossas cidades e florestas: o desmatamento.
O estudo da destruição da Mata Atlântica Fluminense serviu de ponto de partida para a compreensão do fenômeno bem distinto nas relações entre a sociedade e a natureza: a criação e administração dos quatro parques nacionais que protegem o pouco que restou ou renasceu daquela floresta tão agressivamente atacada pela cana de açúcar, pastagens, desmates, queimadas cafezais, ferrovias, estradas, hidrelétricas etc..
No livro, o autor narra e avalia os usos que as terras florestadas fluminenses sofreram, desde os anônimos povos indígenas sambaquis até a moderna cafeicultura comercial. A partir do diagnóstico de uma destruição voraz e quase completa, Drummond analisa as características naturais e sociais dos parques nacionais do estado - Itatiaia, Serra dos Órgãos, Tijuca e Serra da Bocaina - e mostra as cicatrizes que cada um deles traz do passado bem como destaca também as suas muitas "virtudes" naturais.
Esse e outros livros da Eduff estão disponíveis gratuitamente para download em www.eduff.uff.br.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.