segunda-feira, 25 de maio de 2020

Cientistas criam mapa tridimensional completo de cérebro de rato

Cientistas criam mapa tridimensional completo de cérebro de rato


Modelo possui coordenadas de 100 milhões de células cerebrais

Guilherme Preta, editado por Cesar Schaeffer 
08/05/2020 13h05
Cientistas criam mapa tridimensional completo de cérebro de rato



Foram três anos de muito trabalho; uma equipe de neurocientistas conseguiu construir um mapa tridimensional (3D) completo do cérebro de ratos. Com coordenadas para 100 milhões de células cerebrais, esta é a terceira e mais ambiciosa versão desenvolvida pelo Instituto Allen de Ciências do Cérebro, de Seattle, nos Estados Unidos.

Como os ratos são muito usados para pesquisas neurológicas, o mapa pode significar um avanço no ritmo de novas descobertas.

Reprodução
Analisar o cérebro de uma animal consiste em escanear fatias muito finas, como papel, ou registrar a atividade neural através de sondas. "O mapa era um recurso realmente necessário que possibilita o estudo completo do cérebro", explicou o pesquisador Nick Steinmetz.
Embora tenha conseguido uma evolução em relação às versões anteriores, a equipe espera desenvolver ainda melhor o mapa. "À medida que aprendemos mais sobre como o cérebro está organizado, precisamos fazer atualizações", destacou a neuroanatomista Julie Harris. "Construir mapas é a direção para qual o campo está caminhando de maneira natural", concluiu ela.

Via: Futurism

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.