quarta-feira, 13 de maio de 2020

Estudo da Uerj comprova eficácia do isolamento social contra o novo coronavírus

Estudo da Uerj comprova eficácia do isolamento social contra o novo coronavírus


Lígia Souto
12/05/2020 - 17h17 Rio de Janeiro 


Estudo feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro demonstrou que o isolamento social, adotado no mundo todo para conter a pandemia, é de fato importante para controlar a propagação do coronavírus.


O levantamento acompanhou semanalmente o comportamento do novo vírus em todo o país, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e sites internacionais.

De acordo com o engenheiro químico e professor do Instituto de Química da Uerj, Eduardo Lima, responsável pelo estudo, foram analisados os dados oficiais de óbitos por milhão de habitantes, o que permitiu uma comparação considerando o tamanho da população.


Os resultados, segundo ele, mostram uma tendência mais constante de achatamento da curva após a decretação das medidas restritivas.


Outra conclusão do estudo é que o Brasil ainda não atingiu o pico da doença. Por esta razão, Lima reforça a necessidade do isolamento como ferramenta para salvar vidas.


Os resultados da comparação entre as regiões Norte e Sul, também evidenciam o impacto positivo do isolamento, segundo o professor.


O estudo traz ainda um alerta. O estado de São Paulo concentra quase 35 por cento do total de mortes por coronavírus, tendo se tornado o epicentro da doença no país. Mas, embora o Rio de Janeiro figure em segundo lugar, o estado fluminense se encontra em uma situação pior, com a taxa de mortalidade mais alta.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.