quinta-feira, 14 de maio de 2020

Gasolina feita sem petróleo pode dar vida extra a motores a combustão

Gasolina feita sem petróleo pode dar vida extra a motores a combustão


Opção pode ser alternativa para carros elétricos no futuro

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini  
12/05/2020 10h30



Gasolina feita sem petróleo pode dar vida extra a motores a combustão

O futuro dos automóveis parece estar intimamente ligado a motores elétricos. Diversos países, principalmente na Europa, já anunciaram que, em um futuro breve, não serão mais permitidos carros movidos a combustíveis fósseis. Pensando nisso, diversas montadoras e empresas trabalham em combustíveis de origem limpa. Dessa forma, os motores a combustão podem ter sua vida útil estendida.

No Brasil, já possuímos o etanol. Feito de cana-de-açúcar, ainda possui a vantagem de, por meio da fotossíntese, transformar o CO2 emitido em oxigênio. A Alemanha, por outro lado, trabalha em combustíveis sintéticos produzidos através da água e do dióxido de carbono presente na atmosfera.

Tais produtos sintéticos parecem ser as principais alternativas. Isso porque, assim como o etanol, também possuem a vantagem de neutralizar o carbono que surge com a queima, já que utilizam o CO2. Além disso, os e-fuel, como são conhecidos, podem ser transformados em gasolina e diesel, não exigindo quaisquer alterações nos atuais motores veiculares.
Reprodução
Carro elétrico/Foto:iStock

Desafios
Para que esses combustíveis sejam usados de forma mais ampla, ainda existem dois obstáculos a serem superados. O primeiro deles é o preço. Sua extração ainda é muito cara quando comparada aos combustíveis fósseis.

Outro entrave é a grande quantidade de energia necessária para a realização da hidrólise, processo que retira o hidrogênio da água, e também precisaria ser de uma origem limpa, como solar, eólica ou de usinas hidrelétricas. Há ainda a possibilidade desafiadora de extrair o hidrogênio do gás natural, como a Alemanha pretende fazer.

Via: Uol

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.