sexta-feira, 14 de agosto de 2020

'Tradutor' do coronavírus: covid-19, achatar a curva, lockdown, R0, isolamento de grupo e outros termos para entender pandemia

'Tradutor' do coronavírus: covid-19, achatar a curva, lockdown, R0, isolamento de grupo e outros termos para entender pandemia

BBC
28 maio 2020
Termos sobre coronavírus em foto que reproduz vírus em tamanho ampliado 
Use a nossa ferramenta de tradução para buscar e verificar o significado dos termos principais.
A pandemia de coronavírus acrescentou dezenas de novas palavras e expressões à vida cotidiana, de distanciamento social a imunidade de grupo. Mas o que elas significam?
Use a nossa ferramenta de tradução para buscar e verificar o significado dos termos principais.
Alguns termos-chave:

Covid-19
A doença causada pelo coronavírus detectada pela primeira vez em Wuhan, China, no fim de 2019. Afeta principalmente os pulmões.

Achatar a curva
Os especialistas em saúde usam uma linha em um gráfico para mostrar o número de novos casos de coronavírus. Se muitas pessoas pegarem o vírus em um curto período de tempo, a linha poderá aumentar acentuadamente e parecer um pouco com uma montanha. No entanto, tomar medidas para reduzir infecções pode espalhar os casos por um longo período e significa que a "curva" é mais plana. Isso evita o colapso dos sistemas de saúde.

Confinamento
Restrições ao movimento ou à vida cotidiana. Os bloqueios foram impostos em vários países como parte de esforços drásticos para controlar a propagação do coronavírus.

Pandemia
Uma epidemia de doença grave se espalhando rapidamente em muitos países simultaneamente.

Isolamento voluntário
Ficar dentro de casa e evitar todo contato com outras pessoas, com o objetivo de impedir a propagação de uma doença.

Distanciamento social
Medida que prevê que as pessoas se mantenham afastadas umas das outras, com o objetivo de impedir a transmissão de uma doença. A recomendação é que se evite contatos com outras pessoas que não façam parte do ambiente familiar, que se trabalhe em casa e se evite usar o transporte público.

Vírus
Um micro-organismo que se copia dentro das células vivas de qualquer organismo. Os vírus podem causar a morte dessas células e interromper os processos químicos normais do corpo, causando doenças.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.