quarta-feira, 13 de maio de 2020

Unifesp conclui que mais da metade dos brasileiros é do grupo de risco para Covid-19


Unifesp conclui que mais da metade dos brasileiros é do grupo de risco para Covid-19

Nelson Lin
12/05/2020 - 15h43 São Paulo 



Mais da metade da população brasileira, 86 milhões de pessoas, estão no grupo de risco da Covid-19. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.



Ainda de acordo com o estudo, entre a população brasileira abaixo de 65 anos, 47% das pessoas dentro dessa faixa etária possuem algum fator de risco. E esse número sobe para 75,9% para idosos acima de 65 anos.



De acordo com o estudo foram considerados fatores de risco para o desenvolvimento da forma grave da Covid-19 ter algumas destas condições: mais de 65 anos, ser obeso, ter asma moderada, fumar ou ter doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares ou renais, diabetes, hipertensão, além de câncer diagnosticado há menos de cinco anos.



Para um dos coordenadores da pesquisa, o professor da Escola Paulista de Medicina Leandro Rezende, o estudo mostra que o isolamento social é a melhor forma de prevenir as mortes por Covid-19.



Outro dado importante que a pesquisa aponta é que entre adultos com o primário incompleto, 80% tinham algum fator de risco, ao passo que entre adultos com nível superior completo, 46% tinham algum fator de risco. Para Rezende, as populações de menor nível socioeconômico se encontram em maior riscos pelas condições precárias de habitação e acesso difícil a serviços públicos e por isso muitas de suas doenças pré existentes não são diagnosticadas devidamente.



A pesquisa da Unifesp foi feita com dados coletados de 51.770 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.