sexta-feira, 29 de maio de 2020

Ventiladores mecânicos são produzidos na Escola de Engenharia da UFF

Ventiladores mecânicos são produzidos na Escola de Engenharia da UFF

Escola de Engenharia da UFF
29/05/2020

No combate diário à pandemia da covid-19, as equipes médico-hospitalares possuem grande demanda por um aparelho essencial para os pacientes em situação mais crítica: os ventiladores mecânicos. Estes equipamentos se destinam à manutenção do fluxo de ar ao paciente, após um quadro de insuficiência respiratória, dada a inflamação pulmonar ocasionada pela infecção nos casos de média e de alta gravidade provocados pelo coronavírus.

Vital para a sobrevivência do paciente, e de difícil aquisição em época de escassez de respiradores, o Prof. Daniel Henrique Nogueira Dias (Engenharia Elétrica) somou esforços à Frente UFF da Escola de Engenharia para a fabricação destes equipamentos. O aparelho foi projetado para conjugar a eficácia no suporte à respiração dos pacientes com gravidade média e a economicidade nos materiais nacionais disponíveis, de custos mais acessíveis, para produção em série dada a grande utilidade dos respiradores nos dias atuais. O equipamento deverá ser utilizado em casos de média complexidade, liberando os respiradores mais sofisticados para os casos mais extremos de insuficiência respiratória.

O protótipo deste equipamento automatizado utiliza-se das funções de oxigenação do ambu, o balão de ventilação artificial manipulado manualmente - também chamado de ressuscitador - conectado a um sistema de regulação e monitoramento da respiração do paciente, possibilitando uma fácil operação para os profissionais da saúde. O modelo criado foi adaptado ao contexto brasileiro a partir da disponibilização online do projeto de respirador pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (Estados Unidos). Com o custo médio estimado de mil e quinhentos reais por aparelho, o ressuscitador recebeu adequações a partir dos testes realizados no laboratório do Departamento de Engenharia Elétrica (NITEE), assim como nas reuniões com as equipes médicas para a finalização do modelo do protótipo.

O projeto do ventilador mecânico será submetido à certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e aguarda a autorização para os testes finais, desta vez no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), e o início de sua produção em maior escala. Nos próximos dois meses, pretende-se alcançar a meta de duzentas unidades produzidas do aparelho. Os ressuscitadores da Escola de Engenharia são equipamentos considerados de extrema importância para o salvamento de vidas, e serão destinados aos hospitais públicos em todo o estado do Rio de Janeiro.
A Frente UFF continua trabalhando, propondo soluções e dando apoio aos projetos de combate ao COVID-19. Você também pode colaborar com a nossa iniciativa e ajudar a manter nossa rede solidária! Empresa Júnior Meta Consultoria
CNPJ: 00.498.057/0001-62
Santander
Ag. 3399
Cc. 130004505
Sua doação será convertida para a alimentação e transporte dos voluntários, a manutenção dos equipamentos de produção e a viabilização de novos projetos de combate ao novo Coronavírus.

A Escola de Engenharia agradece o engajamento a essa nobre causa!
Seguimos unindo forças para atender todos os pedidos dos hospitais de nossa região!
Quer saber mais sobre a Frente UFF? Acesse: https://www.frenteuff.org/




Fonte: Facebook da Escola de Engenharia da UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.