quarta-feira, 29 de julho de 2020

Cresce número de estudantes que adiam planos da graduação para 2021, revela pesquisa

Cresce número de estudantes que adiam planos da graduação para 2021, revela pesquisa

Maíra Heinen
28/07/2020 - 15h23 Brasília 

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, nesta terça-feira (28), aponta que o estudante adiou os planos da graduação, em grande parte, para o início de 2021. Eram 30%, no início da pandemia; e passou para 39% na pesquisa de julho.
Entre os interessados em se matricular nos cursos na modalidade a distância houve um aumento de 30% para 34% no comparativo entre os dois últimos estudos.
Os cursos presenciais tiveram movimento contrário e mais acentuado: se em março a intenção de começar em agosto era de 16%; em julho, só 5% confirmaram que pretendem se matricular.
A pesquisa foi realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Essa é a quarta pesquisa realizada pelas duas entidades sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus entre Instituições de Ensino Superior e estudantes.
O estudo ouviu pessoas que planejam iniciar um curso superior, presencial ou à distância, nos próximos 12 meses em Instituições particulares.
Ainda de acordo com a ABMES, 76% dos entrevistados gostariam de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano, para poder conseguir desconto ou uma bolsa de estudos numa universidade particular.
No início de julho, o Ministério da Educação anunciou as novas datas do Enem, alterando a aplicação das avaliações de 22 e 29 de novembro deste ano para 17 e 24 de janeiro de 2021. O anúncio das notas finais ficou para 29 de março.
A partir da nota conquistada no Enem os estudantes podem concorrer às vagas do ProUni - Programa Universidade para Todos, tentar financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil ou, ainda, bolsas de estudo das próprias instituições.
Segundo o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Celso Niskier, o adiamento do Enem pode aumentar as chances de “apagão” de mão-de-obra nos próximos anos.
Para a ABMES, o adiamento do Enem provocou ainda preocupação extra às instituições de ensino superior, porque em média, 64% do total de matrículas no primeiro semestre ocorrem entre a divulgação dos resultados do Enem e o início do ano letivo. Também de acordo com a Associação, 80% dos estudantes realizam a matrícula após o conhecimento da nota obtida e com a nova data do exame, o processo deve atrasar.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.