segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Embrapa pesquisa potencial econômico de micro-organismos encontrados em rios amazônicos

Embrapa pesquisa potencial econômico de micro-organismos encontrados em rios amazônicos

Dayana Vítor
14/07/2020 - 16h24 Brasília 

Bactérias e fungos encontrados em sedimentos dos rios da bacia Amazônica podem ser utilizados em processos no setor agrícola, químico e até têxtil, de fabricação de tecidos e roupas. Foi o que revelou pesquisa de cientistas da Embrapa em Manaus, capital do Amazonas.

Os estudos indicam que esses micro-organismos ou apenas moléculas deles podem ser usados no controle de doenças em culturas como a do guaraná, cupuaçu, cacau e hortaliças, reduzindo o uso de agrotóxicos.

Também que esses fungos e bactérias podem agir na produção de enzimas que têm aplicações em diversas indústrias, como no amaciamento de fibras de jeans e para a indústria de celulose e de bioetanol. Esses seres microscópicos também podem ser utilizados na produção de detergentes, indústria do couro e para dar sabor a alimentos.

Para realizar a pesquisa que descobriu o potencial dos micro-organismos amazônicos, os pesquisadores percorreram quase 7 mil quilômetros dos rios Madeira, Purus, Solimões e Juruá. A coleta do material foi feita a cada 50 quilômetros. Após esse procedimento, o produto foi para o laboratório, onde passou por um processo de isolamento dos micro-organismos cultiváveis e dos seus genes.
* Com informações da Agência Brasil

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.