segunda-feira, 27 de julho de 2020

Mapa 3D do coração revela 'mini cérebro' do órgão

Mapa 3D do coração revela 'mini cérebro' do órgão

Uma rede autônoma de neurônios que controla o funcionamento do coração agora pode ser vista em detalhes graças ao modelo criado por pesquisadores da Thomas Jefferson University

Renato Mota



27/05/2020 18h05

O sistema nervoso autônomo intracardíaco é uma rede de neurônios que envolve o coração e controla diversas funções cardíacas. Esse "mini cérebro" mantém o coração pulsando e protege o órgão contra doenças. No entanto, médicos e pesquisadores ainda estudam onde esses neurônios estão localizados e quais tarefas específicas eles executam.

Mas essa pesquisa ganhou um reforço de peso. Pela primeira vez, pesquisadores da Thomas Jefferson University puderam mostrar essa estrutura em uma reconstrução tridimensional. A equipe mapeou os locais desses neurônios no coração de um rato com detalhes vívidos e montou um mapa 3D do órgão.

"O que criamos é o primeiro roteiro abrangente do sistema nervoso do coração que pode ser consultado por outros pesquisadores para uma série de perguntas sobre a função, fisiologia e conectividade de diferentes neurônios no sistema nervoso intracardíaco", explica o coautor do estudo publicado na iScience, Raj Vadigepalli. "O único outro órgão para o qual existe um mapa 3D de alta resolução detalhado é o cérebro", completa. O mapa 3D mostrou que os neurônios estão agrupados na parte superior do coração, onde as veias e artérias se ligam. No entanto, o estudo confirmou que eles também podem ser encontrados em outros locais próximos ao nó sinoatrial, na parede do átrio direito. "Sabemos que o nó atrial sinoatrial é importante na criação da frequência cardíaca e do ritmo", afirma o médico Jonathan Gorky, também coautor do estudo. "Ver o agrupamento de neurônios ao redor dele era algo que sempre suspeitávamos, mas não sabíamos ao certo".

A equipe também encontrou diferenças específicas a cada sexo nas estruturas dos neurônios, uma descoberta que pode ajudar a explicar as diferenças nas doenças cardíacas entre homens e mulheres. O próximo passo da equipe é mapear o coração de um porco, anatomicamente mais próximo ao dos seres humanos.

Via: Engadget

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.