sexta-feira, 24 de julho de 2020

Pequenos aviões podem sofrer ataques de hackers, afirma DHS

Pequenos aviões podem sofrer ataques de hackers, afirma DHS

Segundo o alerta do Departamento de Segurança Interna, hackers podem alterar dados da bússola, altitude e outras leituras da aeronave em caso de acesso físico

Redação Olhar Digital  
30/07/2019 19h30
Aeronave pequena

Nesta terça-feira (30), o DHS (Departamento de Segurança Interna, em português) dos Estados Unidos emitiu um alerta para aviões pequenos. O aviso fala sobre a vulnerabilidade de ataques hackers que os sistemas de voo modernos estão expostos, caso o indivíduo tenha acesso físico à nave.
Leituras do motor, dados da bússola, altitude e outras leituras "poderiam ser manipuladas para fornecer medições falsas ao piloto", de acordo com o alerta do Departamento.
Segundo a equipe do DHS, é recomendável que os proprietários de aviões restrinjam o acesso físico não autorizado a suas aeronaves até que a indústria desenvolva uma forma para resolver o problema.
A Rapid7, empresa que descobriu a falha, afirma que um possível invasor poderia interromper as mensagens eletrônicas transmitidas pela rede do avião ao conectar um pequeno dispositivo à fiação, o que afetaria os sistemas da aeronave, por exemplo.
O relatório da Rapid7 se concentrou apenas em aeronaves pequenas porque seus respectivos sistemas são adquiridos mais facilmente pelos pesquisadores. Aviões de grande porte frequentemente usam sistemas mais complexos e precisam atender a requisitos adicionais de segurança. O alerta inclui também que o problema não se aplica a pequenos aviões mais antigos com sistemas de controle mecânico.
A Administração Federal de Aviação disse em comunicado que um cenário em que uma pessoa tem acesso físico irrestrito é improvável, mas que o relatório é "um lembrete importante para ficarmos atentos" a procedimentos das aeronaves e de segurança cibernética.

Fonte: AP News

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.