sexta-feira, 17 de julho de 2020

Sistema de Unidades de Conservação completa 20 anos

Sistema de Unidades de Conservação completa 20 anos


O SNUC ganha pacote explicativo desenvolvido por ONG e direcionado a professores e tomadores de decisão nos 20 anos


Viva Maria
No AR em 16/07/2020 - 15:07



O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) completa 20 anos de existência neste próximo dia 18 de julho. Para comemorar a data a organização não governamental WWF Brasil lança, nesta sexta-feira (17), um pacote informativo que explica, de forma didática e ilustrativa, importância desse sistema e os principais riscos que enfrenta.
O pacote é destinado a professores e tomadores de decisão e fica disponível para download no site da organização, no endereço www.wwf.org.br, e inclui cinco brochuras que explicam quanto o Brasil tem em áreas de conservação, qual o seu valor econômico para o país, quanto valem em saúde e bem estar, como geri-las e ainda o que as ameaça. 


A Gerente de Ciências do WWF- Brasil, Mariana Napolitano, traz mais noticias sobre esse importante lançamento, ouça clicando aqui. 

Saiba mais sobre o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) 

Criado pela lei 9.985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação foi concebido para que essas áreas preservem sua biodiversidade, mantenham a prestação de serviços ambientais, favoreçam a pesquisa e contribuam com o desenvolvimento sustentável do país. Para tanto, ele envolve os governos federal, estaduais e municipais, bem como a iniciativa privada, fornecendo diretrizes e procedimentos de gestão.  A coordenação do sistema cabe ao Ministério do Meio Ambiente, que conta como o apoio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) como órgão consultivo e deliberativo. Ainda no âmbito do governo federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) exerce a função de implementação do sistema criando e administrando as unidades de conservação federais. Órgãos estaduais e municipais de meio ambiente cumprem função semelhante nas demais unidades.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.