quarta-feira, 19 de agosto de 2020

UFF inicia seu curso de Português para Estrangeiros em versão online

UFF inicia seu curso de Português para Estrangeiros em versão online

SRI
18 ago 2020
Imagem de divulgação do curso de Português para Estrangeiros

Diante da pandemia da COVID-19 e seu impacto nos fluxos físicos de mobilidade internacional, foi necessário que as universidades se adaptassem de modo a continuar garantir aos seus alunos a experiência de internacionalização acadêmica. Assim, após estudos e capacitação do corpo técnico, a UFF inaugurou suas atividades de intercâmbio na modalidade virtual, consolidando-se através do curso intensivo de Português para Estrangeiros em modalidade online.

A ideia de coordenar um módulo virtual para o ensino de português a alunos estrangeiros interessados em realizar mobilidade acadêmica na UFF já é antiga, mas a nova situação internacional impulsionou e direcionou o foco institucional para esse projeto, que passa a se caracterizar como um curso síncrono online, conduzido pelas docentes de Português para Estrangeiros Adriana Rebello e Cirlene Sanson, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF.

Assim, após as docentes concluírem a elaboração do conteúdo programático do curso e decidirem a plataforma e metodologia online que seria utilizadas, com base em suas experiências com aulas remotas no meses precedentes, a SRI iniciou o processo de inscrição, convidando alunos das mais de 200 instituições parceiras da UFF ao redor do mundo. O interesse pelo curso foi enorme, sendo registrados mais de 90 alunos inscritos, para uma oferta de 60 vagas, divididas em 4 turmas.

Distribuição dos alunos por país de origem (clique para ampliar)

As aulas começaram nesta segunda-feira (17) e as turmas ocorrem em horários distintos, com o objetivo de acomodar os diferentes fuso-horários dos alunos nas Américas, Europa, África e Ásia. O curso conta com aulas diárias de segunda a sexta e é composto, também, por atividades assíncronas de produção de textos e vídeos, com o intuito de fomentar a participação e interação de todos os alunos presentes.

Diante do cenário de crise sanitária global, que levou a restrições na locomoção interna e externa, a SRI segue a tendência da UFF de enfrentar os desafios e diversificar suas ações, mantendo acima de tudo o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica os benefícios da internacionalização do ensino, e projetar a UFF enquanto instituição de peso e relevância no cenário internacional, fortalecendo parcerias e promovendo o ensino da língua portuguesa ao redor do mundo.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.