sexta-feira, 6 de novembro de 2020

O Portal de Videoaulas UFF se consolida como ferramenta útil para o ensino em tempos de pandemia de Covid-19

O Portal de Videoaulas UFF se consolida como ferramenta útil para o ensino em tempos de pandemia de Covid-19

CMB
05 OUT 2020

O Portal de Videoaulas da UFF existe desde 2005 e reúne videoaulas de professores da Universidade Federal Fluminense e as disponibiliza gratuitamente para todos os estudantes e profissionais brasileiros, assim como o público em geral interessado no conteúdo produzido em nossa instituição. A plataforma foi pioneira dentre as instituições públicas de ensino a promover o uso de ferramentas de ensino disponibilizadas gratuitamente na internet, e atualmente já conta com mais de 1 milhão de usuários e mais de 800 videoaulas de cursos de diferentes áreas do conhecimento, todas produzidas por professores da UFF ou por estudantes por eles supervisionados.

Durante a pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, o calendário acadêmico da instituição foi suspenso a partir de dia 13 de março, e o portal serviu de suporte para muitos estudantes que buscaram apoio para seguirem seus estudos em casa, utilizando metodologias à distância. Atualmente a universidade está em pleno ensino remoto emergencial assistindo seus alunos com até 30% do ensino ministrado de forma síncrona.

O Portal perdeu o apoio da Pro-reitoria de extensão (PROEX) da UFF mas acabou sendo reconhecido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) ao aprovar um bolsista para atuar no Projeto de Ensino denominado “Facilitação na criação e disponibilização de videoaulas na UFF”, disse o professor Ismar Araújo de Moraes professor do departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF e também vice-diretor do Instituto Biomédico, sede do projeto. Atualmente, o bolsista Rodrigo de Brito, interno do 9º período do curso de medicina, junto a dois outros discente voluntários do curso de Mecina Veterinária, se encarregam da divulgação do projeto e apoio na disponibilização das videoaulas no portal, completa o professor Moraes.

Após o reconhecimento do caráter pandêmico da COVID-19 pela OMS, os acessos ao portal medidos pela ferramenta Google Analytics aumentaram sobremaneira. Inicialmente, provavelmente por livre inciativa dos acadêmicos brasileiros e mais atualmente por conta do retorno das atividades nas Instituições de ensino superior brasileiras, que têm no Portal da UFF a possibilidade de indicar links para estimular o ensino remoto assíncrono de seus alunos.

A equipe do Portal de videoaulas da UFF convida todos os professores a disponibilizarem conteúdos de ensino para seus alunos por meio dessa ferramenta já consolidada como útil para o apoio no ensino de diversas áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo que favorece os alunos da UFF apoia o ensino brasileiro com as expertises naturais dos professores que compõem o quadro docente da UFF. É igualmente uma contribuição que torna a educação pública mais justa e democrática.

O acesso ao Portal é garantido a todos os professores da UFF, bastando entrar em contato com a equipe através do e-mail videoaulas@id.uff.br para receber maiores informações e as instruções sobre como proceder para o envio do material a ser tratado e disponibilizado no domínio www.videoaulas.uff.br.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.