segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Pesquisadores do Ceará estudam vacina veterinária contra Covid-19

Pesquisadores do Ceará estudam vacina veterinária contra Covid-19

Testes pré-clínicos em camundongos apresentaram bons resultados 

Beatriz Evaristo - Brasília
9 Novembro, 2020

Para combater a covid-19, em todo o mundo, há pelo menos 40 vacinas em fase de testes clínicos. Enquanto laboratórios trabalham em uma nova fórmula que possa deixar as pessoas imunes ao SARS-Cov-2, o uso de uma vacina veterinária em humanos está em estudo na Universidade Estadual do Ceará.

Quem explica essa ideia inovadora é o pesquisador e doutorando do Programa da Rede Nordeste de Biotecnologia, Ney Carvalho Almeida.

O cientista conta que os testes pré-clínicos, realizados em camundongos, têm apresentado bons resultados contra o novo coronavírus.

Há expectativa de que a medida de prevenção seja de baixo custo já que a dose aplicada em aves custa dez centavos. De acordo com Ney de Carvalho Almeida, a equipe, que conta com mais dois pesquisadores, deve finalizar a fase de testes em animais dentro dos próximos dias e aguarda a autorização do Comitê de Ética para iniciar os testes em humanos. O pesquisador ressalta que os estudos ainda estão em andamento e faz um alerta.

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Universidade Estadual do Ceará já entrou com pedido de patente do novo uso da vacina aviária contra a covid-19 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.