quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Vacinas contra coronavírus: o que sabemos sobre eficácia e sobre quando poderão estar disponíveis

Vacinas contra coronavírus: o que sabemos sobre eficácia e sobre quando poderão estar disponíveis

BBC
18/11/2020

CRÉDITO,GETTY IMAGES

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quarta-feira (18/11) que a vacina que estão desenvolvendo contra o coronavírus tem 94% de eficácia entre pessoas com mais de 65 anos.

O anúncio, baseado em análise final de dados, acontece poucos dias depois de duas empresas que também trabalham em vacinas contra o coronavírus publicarem dados novos sobre eficácia de seus testes.

Na segunda-feira (16/11), a empresa americana Moderna publicou dados preliminares sobre sua nova vacina contra a covid-19 que apontam uma eficácia de quase 95%. Os desenvolvedores da vacina russa Sputnik V publicaram resultados similares. Além disso, a chinesa Sinovac anunciou que sua vacina, a CoronaVac, é segura e conseguiu induzir a produção de anticorpos em 97% de seus voluntários testados.

Agora a Moderna e a Pfizer/BioNTech disseram que planejam pedir aprovação para distribuírem suas vacinas nas próximas semanas.

Mas ainda que esses anúncios encham as pessoas de otimismo, especialistas pedem cautela: a maioria dos dados publicados até agora são preliminares e muitas perguntas centrais sobre essas vacinas ainda precisam ser respondidas.

As três vacinas que até agora divulgaram dados sobre eficácia (da Pfizer/BioNTech, da Moderna e a Sputnik V) foram testadas em dezenas de milhares de pessoas, não apresentaram problemas significativos de segurança e nem reportaram reações adversas inesperadas nos voluntários.

No entanto, ainda não se sabe quanto tempo dura a imunidade oferecida pela vacina. Os voluntários precisarão ser acompanhados durante muito mais tempo para que essa dúvida seja esclarecida.

Além disso, nenhuma das empresas apresentou uma análise detalhada de sua eficácia em diferentes faixas etárias, embora Tal Zaks, diretor-médico da Moderna, tenha dito à BBC que seus dados preliminares sugerem que a vacina "não parece perder sua potência" em pessoas mais velhas.

Ainda não se sabe se as vacinas simplesmente evitam que as pessoas adoeçam gravemente ou se também podem ajudar a impedir a propagação do vírus de uma pessoa para outra.

CRÉDITO,GETTY IMAGES
Resultados preliminares apontam eficácia acima de 90% em 3 candidatas a vacina contra a covid-19

E é muito importante lembrar que todas as empresas ainda estão testando seus produtos, então os números finais de eficácia podem mudar.

Resultados que superam as expectativas
Antes de a Pfizer e a BioNTech anunciarem em 9 de novembro que sua vacina contra o coronavírus funciona em 9 de 10 casos, a comunidade científica acreditava que uma eventual vacina bem sucedida protegeria em torno de 50% das pessoas imunizadas.

Mas essa hipótese conservadora caiu por terra logo que saíram os relatórios na semana passada, indicando que não apenas uma vacina pode ser aprovada como também uma que seja altamente eficaz.

Os dados dessas três vacinas que compartilharam relatórios preliminares aumentam a esperança de que as outras que também estão em desenvolvimento também funcionem.

O professor Peter Openshaw, do Imperial College de Londres, disse à BBC que as notícias sobre a vacina da Moderna, a última a publicar seus dados, são "extremamente emocionantes".

"Aumenta consideravelmente o otimismo de que teremos uma seleção de boas vacinas nos próximos meses", disse ele, antes de acrescentar que são necessários detalhes mais completos do que os publicados recentemente para cantar vitória.

Múltiplas vacinas
Stephen Evans, professor de farmacoepidemiologia da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM, na sigla em inglês), concorda que os anúncios dos desenvolvedores de vacinas são animadores.

CRÉDITO,GETTY IMAGES
Para o professor Stephen Evans, estamos mais perto de uma vacina eficaz do que pensávamos

"O fato de as três vacinas serem mais de 90% eficazes significa que é quase certo que encontraremos várias vacinas que funcionam e protegem contra a SARS-CoV-2. É uma porcentagem muito maior do que qualquer um de nós, especialistas de campo, esperavam", disse ele em entrevista à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).

No entanto, como a maioria dos especialistas, ele também insiste que são necessários "muito mais dados" para saber exatamente quão eficaz é cada uma dessas vacinas em pessoas mais velhas, que compõem o principal grupo de risco da covid-19.

Todos esses resultados levam a outra pergunta central: quão próximos estamos da tão esperada vacina?

Mais perto do que se esperava
Em primeiro lugar, os estudos de cada fabricante precisam conseguir mostrar que a vacina é completamente segura e que evita que as pessoas adoeçam ou pelo menos ajuda a reduzir o número de mortos.

Os órgãos reguladores devem então aprovar (ou não) cada uma das vacinas antes de elas serem distribuídas para a população.

Para o professor Stephen Evans, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, estamos mais perto de obter uma vacina do que se pensava.

"As empresas devem fornecer aos reguladores um relatório completo da fase 3 dos testes, que será avaliado em conjunto com os outros relatórios de fases anteriores dos testes. Tudo isso pode acontecer até o início de janeiro, mas reguladores têm dito que algumas vacinas terão pelo menos uma autorização de uso emergencial e já poderiam ser distribuídas às pessoas logo menos."

No entanto, para que milhões de pessoas comecem a ser vacinadas, Evans estima que provavelmente teremos que esperar talvez até março. Esse ritmo também será diferente a depender do país.

"Muito provavelmente os países ricos terão acesso à vacina mais cedo do que aqueles com menos recursos, mas a diferença deve ser pequena."

"Os Estados Unidos provavelmente terão acesso a quase todas as vacinas rapidamente. No Reino Unido, por exemplo, a previsão é que a Moderna chegue um pouco mais tarde, se chegar."

A Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi, na sigla em inglês) se comprometeu a trabalhar para que a vacina chegue aos países de baixa e média renda, plano que inclui o imunizante desenvolvido pela empresa Moderna.

Evans está otimista com o sucesso do plano, mas alerta que a colaboração dos governos envolvidos será essencial para ele dar certo.

Obstáculos pela frente
Quando uma vacina for finalmente aprovada, mais obstáculos restarão pela frente. Um deles será chegar a bilhões de pessoas em todo o mundo.

Para armazenar a vacina Pfizer, por exemplo, ela precisa ser mantida em ultrafrio, em torno de -75°C, embora possa ser mantida na geladeira por cinco dias. Isso representa sérios problemas logísticos para transportar a vacina até lugares remotos.

A vacina da Moderna parece ser mais fácil de armazenar, pois pode ser mantida a -20°C por até seis meses e mantida em freezer normal por até um mês.

A Pfizer/BioNTech acredita que será capaz de fornecer 50 milhões de doses até o final deste ano e cerca de 1,3 bilhão até o final de 2021, enquanto a Moderna espera ter até 1 bilhão de doses em todo o mundo no próximo ano.

Outra que gera grandes expectativas é a vacina produzida pela parceria AstraZeneca/ Oxford, que concordou em fornecer 2 bilhões de doses globalmente, caso seja aprovada.

Em alguns países, como o Reino Unido e o Brasil, os idosos devem ter prioridade na obtenção da vacina, enquanto em outros, como a França, será dada prioridade também a pessoas que realizam trabalhos considerados de risco, como motoristas ou vendedores.

'Guerra das vacinas' no Brasil
O Brasil tem ainda mais um obstáculo particular à eventual distribuição de vacinas a serem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Grande parte da estratégia do país está se fiando em duas candidatas: a AstraZeneca/Oxford e a Sinovac.

A primeira recebeu um aporte bilionário do governo federal para produção em território nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas a dupla desenvolvedora ainda não divulgou resultados preliminares da fase 3 de estudos sobre o tamanho de sua eficácia.

A segunda, chamada de CoronaVac, é produzida pela fabricante chinesa Sinovac, e acabou envolvida numa ruidosa disputa política entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador paulista, João Doria.

Essa briga tem afetado o cronograma de estudos, análises e liberações ligadas à CoronaVac.

O governo de São Paulo, por meio do Instituto Butantan (que fabricará o imunizante no país), prevê a produção de 46 milhões de doses ainda neste ano, mas o embate político pode empurrar esse prazo.

A expectativa do governo é que a campanha de vacinação em São Paulo comece até fevereiro de 2021.

Bolsonaro disse ainda que o governo federal não comprará nenhuma vacina oriunda da China, mesmo que seja aprovada pela Anvisa e sofre pressão de militantes de direita da sua base de apoio. Costumam circular em grupos de WhatsApp de apoiadores do governo teorias conspiratórias contra a vacina desenvolvida pela Sinovac.

Na terça-feira (17/11), um estudo publicado na revista científica The Lancet apontou que a CoronaVac é segura e conseguiu induzir a produção de anticorpos em quase todos os voluntários que receberam a vacina nas fases anteriores dos testes. Mas só dados preliminares da fase 3, como os divulgados pela Moderna ou pela Pfizer/BioNTech, serão capazes de apontar a dimensão da eficácia do imunizante e sua segurança.

Doria reage afirmando que "a vacina do Butantan é a vacina do Brasil, de todos os brasileiros" e pediu a Bolsonaro que tivesse "grandeza para liderar o país" durante a pandemia, e que evitasse contaminar o combate à pandemia com uma disputa ideológica.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.