sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Museu Nacional do Rio captou 65% do estimado para reconstrução

Museu Nacional do Rio captou 65% do estimado para reconstrução

Criada por dom João VI, instituição foi consumida por incêndio em 2018 

Tâmara Freire - Rio de Janeiro
17 Dezembro 2020

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Museu Nacional já conseguiu captar cerca de R$ 245 milhões para as obras de reconstrução, após o incêndio ocorrido em 2018. Isso corresponde a 65% dos cerca de R$ 379 milhões estimados para a recuperação do Palácio Histórico, situado na zona norte carioca.

A previsão de gastos inclui, além do prédio principal, o anexo, os jardins e a biblioteca central, além da construção de um novo campus de pesquisa e ensino, assim como o projeto museográfico.

De acordo com a reitora da UFRJ, instituição a qual o museu é vinculado, Denise Pires, os reparos na fachada e na cobertura do palácio devem começar nos primeiros meses de 2021, já que precisaram ser adiados com a pandemia do novo coronavírus. Também serão iniciadas as atividades acadêmicas no novo campus.

Caso a totalidade dos recursos seja aportada e o projeto siga o cronograma previsto, todas as partes do museu serão entregues completamente reconstruídas até 2026.

Quando o incêndio ocorreu, em setembro de 2018, além da destruição do palácio histórico, também houve grandes danos ao acervo de milhões de peças para exibição e estudos. Mas, ao longo do processo de rescaldo, uma parte desse acervo foi resgatada, e o trabalho de garimpagem está sendo finalizado, de acordo com o diretor do museu, Alexander Kellner.

Mesmo com o desafio de restaurar o acervo, Kellner espera retomar o projeto educacional do Museu no próximo ano, assim que a pandemia permitir, voltando a receber visitas de estudantes, uma das grandes marcas da instituição antes do incêndio.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do país, criada em 1818 por dom João VI e, posteriormente, transferida para o palácio centenário na Quinta da Boa Vista, que foi residência da família real brasileira.

Além do trabalho de divulgação, a instituição também é um dos principais centros de pesquisa em ciências naturais do país.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.