terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Pesquisadoras da UFF são premiadas por mapa dinâmico da COVID-19

Pesquisadoras da UFF são premiadas por mapa dinâmico da COVID-19

SCS
14 DEZ 2020

A pesquisadora Danielle Pereira Cintra, do Departamento de Geografia da UFF-Campos, foi contemplada com o prêmio do Latin.Science 2020 pelo trabalho “MAPA DIN MICO COM OPENSTREETMAP E BIBLIOTECA LEAFLET: Um estudo de caso de mapeamento de COVID-19 no Brasil”. A pesquisa foi desenvolvida em coautoria com Luciana Borges de Oliveira (Departamento de Geografia da UFF-Campos) e Raquel Dezidério Souto (PPGG-UFRJ). A premiação ocorreu dia 4 de dezembro e o artigo foi classificado em terceiro lugar na categoria "Best Full Papers".

Em sua segunda edição, o Latin.Science 2020 compôs as atividades do XVII Congresso Latinoamericano de Software Livre e Tecnologias Abertas - Latinoware 2020. O objetivo do evento, patrocinado pelo Parque Tecnológico Itaipu, é discutir as novidades do setor tecnológico de forma a contribuir com a comunidade (pesquisadores e estudantes) do software livre e das tecnologias abertas, além de promover a integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina.

De acordo com Danielle, o objetivo do projeto era que “a população tivesse acesso a dados mais completos e atualizados da situação da COVID-19 nas regiões analisadas (Norte e Noroeste Fluminense), podendo relacioná-los com dados do IBGE, que também constam no mapa online”. As pesquisadoras utilizaram a base cartográfica colaborativa OpenStreetMap e da biblioteca aberta javascript Leaflet, para a geração de um mapa dinâmico disponível na internet (http://covid19.atlasnf.ivides.org) sobre os casos de COVID-19 nas Mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense (Brasil).

O trabalho em questão tornou-se o estudo de caso que foi premiado no evento. O mapeamento apresenta infraestrutura de saúde, casos positivos ativos de COVID-19 e casos confirmados de COVID-19. Já o artigo premiado mostra também as principais tecnologias de desenvolvimento utilizadas e aponta as vantagens e desvantagens de suas utilizações no caso, contribuindo tanto para a divulgação dos dados a partir de fontes confiáveis quanto para a discussão sobre o uso de software livre em aplicações cartográficas.

O estudo das professoras está associado a dois projetos financiados pela UFF e coordenados por Danielle: Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense e Atlas COVID-19 Norte e Noroeste Fluminense, envolvendo uma extensa equipe formada por docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Mais informações sobre o projeto e seus participantes podem ser obtidas em http://atlasnf.sites2.uff.br/.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.